Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

São ações do paratormônio, EXCETO:

A
estimular a reabsorção de cálcio e fosfato no intestino.
B
inibir a reabsorção de fosfato e bicarbonato nos rins.
C
estimular a conversão de 25 (OH) D3 em 1,25 (OH) 2D3 nos rins.
D
inibir os osteoblastos e estimular os osteoclastos.
E
estimular a reabsorção de cálcio e fosfato nos ossos.
Duas semanas após a realização de uma colecistectomia laparoscópica, uma paciente de 30 anos apresenta-se ictérica. O exame ultrassonográfico do abdome revela leve dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas com imagem ecogênica produzindo sombra acústica localizada no colédoco distal. A melhor conduta nesse caso é:
Paciente masculino, 16 anos de idade, apresenta lesões eritematopapulosas, liquenificadas e hipercrômicas, localizadas simetricamente nas regiões cubitais anteriores, poplíteas e laterais do pescoço, com sinais de escoriações devido ao intenso prurido. Como antecedentes mórbidos pessoais, refere asma brônquica até os 4 anos de idade e rinite alérgica sazonal até a presente data, além de molusco contagioso disseminado. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta drogas antiepiléticas de uso contínuo que podem ser efetivas no tratamento profilático para a prevenção de recidivas de convulsão febril.
Recém-nascido a termo, masculino, peso de nascimento de 3.200 gramas, mãe sem intercorrências durante a gestação. Nasceu em bom estado geral, choro forte, frequência cardíaca > 100 bpm, e não necessitou de manobras de reanimação. Na sala de parto, após os cuidados iniciais, o recém-nascido evoluiu com cianose e dificuldade respiratória que melhorava com o choro. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.
Compartilhar