Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

São achados radiológicos clássicos da gota, exceto:

A
Erosões ósseas bem definidas ou em saca-bocado
B
Espaço articular preservado
C
Ausência de osteopenia
D
Bursite olecraniana bilateral
E
Distribuição simétrica em mãos e pés
Por definição, qual a diferença fundamental entre angina instável e infarto sem elevação do segmento ST?
Paciente com 20 anos de idade procurou pronto-socorro com história de pele amarelada e vômitos. Refere estar em tratamento há 10 dias, na UBS, por tuberculose pulmonar bacilífera. Ao exame: PA = 80 x 40 mmHg e FC = 130 bpm. O plantonista indicou internação. Com relação às normas de biossegurança, qual a melhor conduta?
Acerca de traumas, urgências ortopédicas e doenças infecciosas, julgue o próximo item: Estima-se que, anualmente, um em cada três indivíduos com mais de sessenta e cinco anos de idade sofre quedas da própria altura e que um em cada vinte daqueles que caem tenha pelo menos uma fratura ou necessite de internação hospitalar.
Um senhor de 72 anos, usa regularmente várias medicações diariamente. As drogas são usadas para tratar dores articulares, hipertensão arterial, diabete mellitus, constipação intestinal e insônia. Nos últimos dias, o paciente aumentou por conta própria o benzodiazepínico usado para a insônia. Há quatro dias, os familiares notaram que ele mudou bruscamente o seu comportamento, tendo atitudes não usuais, como manifestar agressividade, alternadas com período de apatia, despindo-se na frente dos familiares, falando palavrões de baixo calão e recusando alimentação. Os familiares resolveram suspender a medicação e levaram o paciente ao seu médico de família. Na consulta, o paciente já estava bem melhor, praticamente voltando ao seu comportamento usual. Diante deste quadro, qual o diagnóstico inicial mais provável?
Compartilhar