São afirmativas verdadeiras sobre a abordagem do melanoma, EXCETO:
A
Em lesões suspeitas, as biópsias excisionais não devem ser feitas com margens muito grandes, pois dificultarão o estudo do linfonodo sentinela posteriormente.
B
Lesões com menos de 0,75 mm de profundidade não têm indicação de pesquisa de linfonodos sentinela
C
A biópsia do linfonodo sentinela permite uma avaliação histológica mais detalhada do linfonodo e evita a morbidade da dissecção linfonodal profilática naqueles que são negativos.
D
O maior eixo da ressecção da lesão deve ser no sentido das linhas de força da região.
Outras questões
Mulher, 45 anos de idade, informou ter antecedentes familiares de câncer mamário (mãe e tias maternas). Foi-lhe orientado realizar mamografia anualmente. Em relação ao exame de rastreamento do câncer da mama, assinale a alternativa correta:
Qual a conduta em relação a um indivíduo que nunca tomou vacinas antirrábicas anteriormente e apresenta mordedura na superfície palmar da mão direita, provocada por um gato desconhecido?
Paciente, com 48 anos de idade, G4P2A2, submetida à histerectomia subtotal, há 8 anos, por miomatose uterina com história de sinusorragia há 4 meses e há 15 dias vem apresentando sangramento vaginal persistente e dor pélvica. Ao exame, notou-se bom estado geral, descorada +/4+, tórax e abdome normais. No exame especular notou-se a presença do colo uterino, vagina normal e o orifício externo não estava individualizado pela presença de lesão irregular e sangramento. Ao toque, o corpo uterino não é palpável e o colo é doloroso à mobilização. No toque retal, a mucosa é lisa, o paramétrio esquerdo está irregular e doloroso, sendo que a irregularidade atinge a parede óssea da pelve. Existe encurtamento do paramétrio direito. Qual das alternativas indica a suspeita diagnóstica, o exame para confirmação e o tratamento?
Primigesta, 17 anos de idade, na 17ª semana de gestação, trouxe, na consulta de pré-natal, cartão de vacinação mostrando esquema completo para tétano aos 10 anos de idade. Em relação à recomendação do esquema vacinal da dupla adulto (difteria e tétano) durante a gravidez, a conduta correta para esta gestante é: