Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

São afirmativas verdadeiras sobre a abordagem do melanoma, EXCETO:

A
Em lesões suspeitas, as biópsias excisionais não devem ser feitas com margens muito grandes, pois dificultarão o estudo do linfonodo sentinela posteriormente.
B
Lesões com menos de 0,75 mm de profundidade não têm indicação de pesquisa de linfonodos sentinela
C
A biópsia do linfonodo sentinela permite uma avaliação histológica mais detalhada do linfonodo e evita a morbidade da dissecção linfonodal profilática naqueles que são negativos.
D
O maior eixo da ressecção da lesão deve ser no sentido das linhas de força da região.
Vítima de ferimento por arma de fogo, com orifício de entrada na parede anterior do hemitórax direito, no quinto espaço intercostal (EID), é admitida em Unidade de Emergência. Após estudo radiológico, que revela hemopneumotórax, recebe toracostomia pelo sexto EID. Continua com drenagem de ar e sangue, indicativas de toracotomia, que mostra ferida de cerca de 2 cm bem no meio do lobo médio. Neste caso, o procedimento cirúrgico mais indicado será realizar:
No decorrer do procedimento cirúrgico para estagiar o câncer gástrico, há consenso, na literatura sugerida, de que o número de linfonodos a serem excisados é de:
Considerando-se um ato cirúrgico, efetuado no rigor da técnica, recomenda-se antibioticoterapia profilática para a seguinte operação:
Em qual das situações clínicas abaixo NÃO está indicada a gastroplastia para tratamento da Obesidade Mórbida?
Compartilhar