Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Hepatologia

São afirmativas verdadeiras sobre a hipertensão portal, EXCETO:

A
O shunt esplenorrenal espontâneo é mais comum em pacientes com varizes gástricas do que esofageanas.
B
O aparecimento de circulação colateral no retroperitônio é mais importante em mulheres, em que estas veias comunicam as veias ovarianas e ilíacas.
C
A vasopressina e a terlipressina causam uma vasoconstricção do leito esplâncnico e diminuem o fluxo venoso portal.
D
A confecção do shunt porto cava calibrado de 8 mm é uma opção adequada em pacientes com ascite.
Na litíase biliar, a icterícia causada pela impactação de um grande cálculo na bolsa de Hartmann, que obstrui mecanicamente o hepatocolédoco, caracteriza a síndrome de:
Uma pré-escolar de 3 anos, portadora de síndrome nefrótica, chega ao pronto-socorro com história de febre e dor abdominal há um dia. Ao exame físico a criança apresenta-se toxemiada, febril (40 °C), com FC = 120 bpm, FR = 32 rpm e PA = 75 × 55 mmHg. À palpação abdominal a menor apresenta dor difusa e ascite. Suspeita-se de peritonite. Neste caso, o agente mais provável causador desta condição é:
Um escolar de 9 anos vinha sendo tratado de pneumonia há 2 dias e chega ao pronto-socorro com quadro de insuficiência respiratória. A criança está hipoxêmica e requer oxigenoterapia. O exame radiológico mostra grande derrame pleural à direita. O patógeno mais provável, entre os citados, para a pneumonia desta criança é:
Lactente de 45 dias é atendido no pronto-socorro com quadro de bronquiolite viral aguda. Mãe relata prematuridade de 35 semanas, AIG, não necessitando de cuidados ventilatórios. Exame físico: regular estado geral, dispneica, FR: 72 irpm, sem tiragem ou batimento de aletas nasais, MV presente e diminuído universalmente, com sibilos esparsos. Exames complementares: saturação de O? de 95% em repouso; RX de tórax: pulmões hiperinsuflados com reforço da trama broncovascular. O pediatra assistente decide pela internação hospitalar. As alterações clínicas ou laboratoriais que determinaram essa decisão foram:
Compartilhar