Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Hepatologia

São afirmativas verdadeiras sobre a hipertensão portal, EXCETO:

A
O shunt esplenorrenal espontâneo é mais comum em pacientes com varizes gástricas do que esofageanas.
B
O aparecimento de circulação colateral no retroperitônio é mais importante em mulheres, em que estas veias comunicam as veias ovarianas e ilíacas.
C
A vasopressina e a terlipressina causam uma vasoconstricção do leito esplâncnico e diminuem o fluxo venoso portal.
D
A confecção do shunt porto cava calibrado de 8 mm é uma opção adequada em pacientes com ascite.
Paciente com atraso menstrual de 5 semanas, com sangramento genital discreto e dor leve em fossa ilíaca direita. Procurou pronto-socorro onde realizou beta-hCG confirmando gravidez (800 mUI/ml). A ultrassonografia demonstrava cavidade uterina vazia e ausência de massa anexiais. Qual a conduta?
Desde 1998, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda oficialmente que o regime de tratamento da tuberculose inclua o tratamento diretamente observado, pelo menos nos dois primeiros meses de tratamento. Esta estratégia:
<p>Os derrames pleurais são classificados em Transudatos e Exsudatos, com base nas suas concentrações de proteína e de lactato desidrogenase (LDH) no líquido. Quanto a sua etiologia podemos presumir se o derrame é transudativo ou exsudativo. Assim, qual das opções abaixo dará derrame pleural transudativo?</p>
Um cardiopata de 85 anos realiza biópsia da próstata por apresentar PSA sérico evolutivo, após intervalo de 3 meses, de, respectivamente, 5 e 7 ng/ml, obtendo diagnóstico de adenocarcinoma Gleason 2. Assinale a conduta mais adequada.
Compartilhar