Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São afirmativas verdadeiras sobre a doença diverticular do cólon e a ocorrência de diverticulite aguda, EXCETO:

A
A indicação cirúrgica em pacientes com diagnóstico clínico de diverticulite possui elevada taxa de erro diagnóstico, logo, estudos radiológicos devem ser indicados antes da intervenção.
B
Na maioria dos pacientes, os sinais e sintomas são suficientes para se estabelecer o diagnóstico e instituir a terapêutica empiricamente.
C
Devido a altas taxas de morbimortalidade, em geral recomenda-se o tratamento clínico nas crises subsequentes, após um episódio inicial de diverticulite em pacientes imunocomprometidos.
D
O tratamento da diverticulite aguda de cólon direito diagnosticado por exame de imagem deve seguir os mesmos princípios da diverticulite do cólon esquerdo.
Jovem de 17 anos, com 38 semanas de gestação, foi internada no centro obstétrico por encontrar-se na fase ativa do trabalho de parto sem comorbidades ou intercorrências. Feito o bloqueio peridural para analgesia, a paciente sofreu parada cardiorrespiratória, que não reverteu após as manobras de ressuscitação realizadas durante 5 minutos. Qual a próxima conduta a ser adotada?
Puérpera submetida a cesariana há 7 dias vem apresentando picos febris diários. No 2° dia pós-operatório, iniciou tratamento para endometrite com gentamicina e clindamicina. No 4° dia, foi adicionada ampicilina. Há 48 horas, o esquema antibiótico foi substituído por cefoxitina associada a metronidazol. O estado geral é bom e os lóquios não estão mais fétidos desde o segundo dia do primeiro esquema antibiótico. A paciente vem amamentando sem dor. A ferida operatória não está alterada, e a ultrassonografia abdominal é normal. Qual a próxima conduta?
Em relação ao câncer inicial de mama, assinale a assertiva correta:
Qual a causa mais comum de infiltrado pulmonar em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico?
Compartilhar