São afirmativas verdadeiras sobre a doença diverticular do cólon e a ocorrência de diverticulite aguda, EXCETO:
A
A indicação cirúrgica em pacientes com diagnóstico clínico de diverticulite possui elevada taxa de erro diagnóstico, logo, estudos radiológicos devem ser indicados antes da intervenção.
B
Na maioria dos pacientes, os sinais e sintomas são suficientes para se estabelecer o diagnóstico e instituir a terapêutica empiricamente.
C
Devido a altas taxas de morbimortalidade, em geral recomenda-se o tratamento clínico nas crises subsequentes, após um episódio inicial de diverticulite em pacientes imunocomprometidos.
D
O tratamento da diverticulite aguda de cólon direito diagnosticado por exame de imagem deve seguir os mesmos princípios da diverticulite do cólon esquerdo.
Outras questões
Um homem de 56 anos, hipertenso de longa data, queixa-se de cansaço e palpitações há cerca de 1 mês. Está em uso diário de enalapril 20 mg, atenolol 100 mg e hidrocloritiazida 12,5mg. Ao exame clínico encontra-se eupneico, com discreta estase jugular, pulso arrítmico com 100 bpm, PA: 140x90 mmHg, sopro sistólico suave em foco mitral (+/++++), pulmões limpos, fígado não palpável e sem edemas periféricos. ECG atual revelou ritmo de fibrilação atrial sem outras alterações. Apresentava ritmo sinusal no traçado de 4 meses atrás. Realizado ecocardiograma que mostrou discreta dilatação do átrio esquerdo e função contrátil ventricular esquerda conservada (fração de ejeção de 0.55), sem segmentos discinéticos, discreto refluxo das valvas mitral e tricúspide, com pressão arterial pulmonar de 37 mmHg. O melhor procedimento neste caso é:
A zetaplastia é um retalho de ___________ e, se feita com ângulos de 60º acarreta um alongamento de ___________ no comprimento da cicatriz. Assinale a alternativa que melhor preenche os espaços.
A linha de orientação e o ponto de referência nas apresentações cefálicas defletidas de 1º grau são, respectivamente:
Mulher de 42 anos que refere perder urina quando tosse ou espirra. Teve um parto normal sem intercorrências há 11 anos. Não há distopia ao exame ginecológico, porém viabiliza-se perda de urina ao esforço. Ao exame urodinâmico, observou-se perda com pressão abdominal de 100cm H2O. Assinale a melhor alternativa.