Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Hepatologia

São afirmativas verdadeiras sobre a hipertensão portal, EXCETO:

A
O shunt esplenorrenal espontâneo é mais comum em pacientes com varizes gástricas do que esofageanas.
B
O aparecimento de circulação colateral no retroperitônio é mais importante em mulheres, em que estas veias comunicam as veias ovarianas e ilíacas.
C
A vasopressina e a terlipressina causam uma vasoconstricção do leito esplâncnico e diminuem o fluxo venoso portal.
D
A confecção do shunt porto cava calibrado de 8 mm é uma opção adequada em pacientes com ascite.
No Ocidente, cerca de 90% dos casos de hepatocarcinoma incide em pacientes portadores de doença hepática crônica. Qual das patologias abaixo apresenta o MAIOR RISCO para o desenvolvimento de hepatocarcinoma?
Dobra da pele em semilua decrescente que recobre o ângulo interno do olho, tipicamente unilateral. Pode ocasionar a falsa impressão de estrabismo convergente, falamos de:
Em relação às recomendações para o transporte seguro de crianças em automóveis, é correto afirmar que:
Lactente de dois meses de idade, sexo masculino, foi internado pela primeira vez, com história de febre baixa, queixa de tosse seca persistente, taquipneia, raros episódios de sibilância, com antecedentes de parto vaginal e conjuntivite no período neonatal. Ao exame físico apresenta bom estado geral, ausência de tiragem inter ou subcostal, com subcrepitantes e alguma crepitação fina em ambas as bases pulmonares. Qual o provável agente etiológico do quadro pulmonar descrito?
Compartilhar