Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São afirmativas verdadeiras sobre a doença diverticular do cólon e a ocorrência de diverticulite aguda, EXCETO:

A
A indicação cirúrgica em pacientes com diagnóstico clínico de diverticulite possui elevada taxa de erro diagnóstico, logo, estudos radiológicos devem ser indicados antes da intervenção.
B
Na maioria dos pacientes, os sinais e sintomas são suficientes para se estabelecer o diagnóstico e instituir a terapêutica empiricamente.
C
Devido a altas taxas de morbimortalidade, em geral recomenda-se o tratamento clínico nas crises subsequentes, após um episódio inicial de diverticulite em pacientes imunocomprometidos.
D
O tratamento da diverticulite aguda de cólon direito diagnosticado por exame de imagem deve seguir os mesmos princípios da diverticulite do cólon esquerdo.
Qual das afirmativas abaixo a respeito das citoquinas relacionadas a resposta inflamatória a agressão cirúrgica esta INCORRETA:
Um paciente de 70 anos hospitalizado, em pós-operatório recente de osteossíntese de fratura de fêmur, desenvolve quadro súbito de dispneia, hipotensão, taquicardia sinusal, estase jugular, bulhas cardíacas hipofonéticas com pulmões relativamente limpos. Qual dos exames abaixo apresenta a maior acurácia diagnóstica nesta situação clínica?
M.S.P. é uma mulher de cor negra, que foi encaminhada ao ambulatório do HU, após receber o diagnóstico de polimialgia reumática. Está sendo tratada com prednisona 20 mg/dia e fazendo reposição hormonal (estrogênio e progesterona conjugados). Qual dos seguintes regimes terapêuticos, você recomendaria neste caso?
Um paciente, com 52 anos de idade, com história de hipertensão arterial há cinco anos e cefaleia há seis horas, refere que seu pai, hipertenso, faleceu devido a um AVCI aos 60 anos. Sua irmã de 55 anos também apresenta hipertensão arterial. Vem fazendo uso de enalapril (20 mg 2 x/dia), restrição de sal e caminhadas diárias. Tem 1,78 m de altura e 80 Kg de peso. Ao exame físico, apresenta-se hígido e com PA = 152/100 mmHg (sentado). Seus exames bioquímicos e ECG são normais. A conduta mais apropriada é:
Compartilhar