Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São afirmativas verdadeiras sobre as ações das catecolaminas na motilidade intestinal, EXCETO:

A
A adenosina causa contração da musculatura intestinal lisa e inibe a secreção intestinal.
B
O efeito sinalizador da Norepinefrina é finalizado pela Monoamino-Oxidase intracelular ou pela rápida recaptação pelos transportadores de amina.
C
A Dopamina pode produzir efeitos tanto inibitórios quanto excitatórios no trato gastrointestinal.
D
A Norepinefrina é sintetizada a partir da Tirosina e é liberada nas terminações nervosas simpáticas pós-ganglionares que inervam os gânglios entéricos e vasos sanguíneos.
Paciente proveniente de Goiás apresenta disfagia progressiva e perda ponderal. Reação de Machado-Guerreiro positiva. Realizado esofagografia que demonstrou dilatação do esôfago de 8 cm e retenção do contraste. É correto afirmar que:
Sexo feminino, 18 anos, há 10 dias com dor anal às evacuações, que persiste por minutos a horas após a evacuação, sangramento vivo pelo ânus em pequena quantidade às evacuações. Refere ter aparecido tumoração no ânus neste período e que o quadro se iniciou após evacuação de fezes duras. A paciente colabora pouco com o exame físico, está muito ansiosa e com medo de que o exame exarcebe a dor, mas observa-se um plicoma na linha média posterior e acima deste uma lesão ulcerada longitudinal. É correto afirmar que:
Em relação a ressuscitação cardiopulmonar pediátrica, assinale a alternativa incorreta:
Sobre a fístula anal é correto afirmar:
Compartilhar