Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São afirmativas verdadeiras sobre as ações das catecolaminas na motilidade intestinal, EXCETO:

A
A adenosina causa contração da musculatura intestinal lisa e inibe a secreção intestinal.
B
O efeito sinalizador da Norepinefrina é finalizado pela Monoamino-Oxidase intracelular ou pela rápida recaptação pelos transportadores de amina.
C
A Dopamina pode produzir efeitos tanto inibitórios quanto excitatórios no trato gastrointestinal.
D
A Norepinefrina é sintetizada a partir da Tirosina e é liberada nas terminações nervosas simpáticas pós-ganglionares que inervam os gânglios entéricos e vasos sanguíneos.
Criança de 5 anos com otalgia há dez dias com tratamento irregular, evoluindo com febre persistente, otorréia e otorragia e abaulamento retroauricular instalado há dois dias. Qual a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta adequada?
Mãe refere que seu filho apresenta obstrução nasal, prurido nasal e espirros recorrentes há 3 meses. Traz os seguintes exames: hemograma normal, IgE sérico total normal, teste cutâneo negativo para os principais inalantes, citológico nasal com células epiteliais e protoparasitológico negativo. O principal diagnóstico será de rinite:
Em recém-nascidos e lactentes com leucocoria, os seguintes diagnósticos diferenciais que NÃO devem ser considerados:
Criança de 2 anos de idade, proveniente de abrigo, cujos dados de pré-natal e parto são desconhecidos, apresenta retardo de desenvolvimento neuropsicomotor. A acompanhante acha que a criança não enxerga. Ao exame, nota-se que ela não consegue fixar e seguir objetos, inclusive os sonoros, e apresenta alterações ósseas e dentárias (dentes de Hutchinson). Qual o achado mais provável no fundo de olho?
Compartilhar