Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São afirmativas verdadeiras sobre as ações das catecolaminas na motilidade intestinal, EXCETO:

A
A adenosina causa contração da musculatura intestinal lisa e inibe a secreção intestinal.
B
O efeito sinalizador da Norepinefrina é finalizado pela Monoamino-Oxidase intracelular ou pela rápida recaptação pelos transportadores de amina.
C
A Dopamina pode produzir efeitos tanto inibitórios quanto excitatórios no trato gastrointestinal.
D
A Norepinefrina é sintetizada a partir da Tirosina e é liberada nas terminações nervosas simpáticas pós-ganglionares que inervam os gânglios entéricos e vasos sanguíneos.
Um paciente de 54 anos de idade se apresenta para a consulta relatando dor torácica relacionada aos esforços, com piora progressiva dos sintomas. Refere ser diabético, hipertenso, portador de hiperlipidemia e fumante de 20 cigarros/dia, assinale a alternativa CORRETA quanto à abordagem diagnóstica MAIS APROPRIADA para esse paciente: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
Prematuro de 32 semanas de idade gestacional nasceu de parto transvaginal, com tempo de bolsa rota de 48 horas. Nas primeiras horas de vida, desenvolve quadro clínico e laboratorial compatível com sepse neonatal. O exame do líquor revela 2400 células com 100% de polimorfonucleares, glicose de 23 mg/dl (glicemia = 160 mg/dl) e proteína de 56 mg/dl. Qual o esquema antimicrobianao inicial mais adequado para o caso?
Com relação à Febre Reumática é correto afirmar:
Sobre o câncer de colo uterino, marque a afirmativa incorreta:
Compartilhar