Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São afirmativas verdadeiras sobre as metástases hepáticas do carcinoma colorretal e seu tratamento, EXCETO:

A
Uma elevação lenta do CEA, após ressecção do adenocarcinoma colônico, usualmente indica recorrência local ou regional, enquanto um rápido aumento está mais associado à metástase hepática.
B
Menos da metade dos pacientes com metástase hepática têm CEA elevado.
C
Pacientes com múltiplas metástases hepáticas que continuam crescendo durante a quimioterapia em geral não têm benefício da ressecção.
D
As margens de ressecção, desde que negativas, podem ser menores que 1 cm, e têm os mesmos resultados oncológicos que margens maiores.
Lactente de 4 meses apresenta antecedente de 3 internações hospitalares por infecção respiratória, com linfopenia, em uso de antibióticos e oxigenioterapia. No período neonatal, apresentou hipocalcemia. Exame físico: cianose de extremidades, saturação arterial de O?, em repouso, em ar ambiente, de 85%, sopro sistólico ejetivo na borda esternal esquerda superior. RX de tórax: hipofluxo pulmonar e coração com forma de bota, além de mediastino estreito com ausência de imagem do timo. Pode-se afirmar que o paciente apresenta:
Em relação ao aneurisma de aorta abdominal infra-renal, assinale o principal fator de risco:
Em um paciente portador de carcinoma epidermoide localizado ________ é indicado o esvaziamento cervical ______________:
Paciente de 48 anos de idade o procura no consultório por preocupação com seu risco de neoplasia. Relata que teve um tio que apresentou neoplasia do esôfago, uma tia com neoplasia do pâncreas e de mama. Nega sintomas ou uso de medicações. História de úlcera gástrica tratada. Relata etilismo esporádico, de até 2 drinques/dia. Tabagista 20 anos-maço. Na intenção de redução do risco do paciente, qual das orientações abaixo deve ser feita?
Compartilhar