Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São afirmativas verdadeiras sobre as metástases hepáticas do carcinoma colorretal e seu tratamento, EXCETO:

A
Uma elevação lenta do CEA, após ressecção do adenocarcinoma colônico, usualmente indica recorrência local ou regional, enquanto um rápido aumento está mais associado à metástase hepática.
B
Menos da metade dos pacientes com metástase hepática têm CEA elevado.
C
Pacientes com múltiplas metástases hepáticas que continuam crescendo durante a quimioterapia em geral não têm benefício da ressecção.
D
As margens de ressecção, desde que negativas, podem ser menores que 1 cm, e têm os mesmos resultados oncológicos que margens maiores.
No Brasil o isolamento de pneumococo resistente à penicilina na comunidade tem sido observado em algumas cidades. Isto implica em mudanças no tratamento das infecções pneumocócicas. Dentro deste contexto assinale a alternativa CORRETA:
Qual antibiótico abaixo cobriria bem boa parte das enterobactérias e anaeróbios?
Uma paciente de 60 anos com classe IV de insuficiência cardíaca congestiva sistólica deveria usar (escolha a MELHOR associação):
Um paciente de 65 anos diagnosticado recentemente com atrite reumatoide consulta por anemia de 6 meses de evolução. O hemograma mostra um Hb: 8.5 g/dl; VCM: 68 l; leucócitos 7.250; plaquetas: 230.000/mm3; ferro 32mcg/dl (N 50-150); ferritina: 500 ng/dl (N 20-250). Qual poderia ser a hipótese MAIS apropriada para esta anemia?
Compartilhar