Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São afirmativas verdadeiras sobre as ações das catecolaminas na motilidade intestinal, EXCETO:

A
A adenosina causa contração da musculatura intestinal lisa e inibe a secreção intestinal.
B
O efeito sinalizador da Norepinefrina é finalizado pela Monoamino-Oxidase intracelular ou pela rápida recaptação pelos transportadores de amina.
C
A Dopamina pode produzir efeitos tanto inibitórios quanto excitatórios no trato gastrointestinal.
D
A Norepinefrina é sintetizada a partir da Tirosina e é liberada nas terminações nervosas simpáticas pós-ganglionares que inervam os gânglios entéricos e vasos sanguíneos.
Escolar, sexo masculino, apresenta hematúria macroscópica, indolor, sem relação com trauma ou exercício. Nega febre e polaciúria. Refere dois episódios similares com resolução espontânea após infecção respiratória alta. Níveis tensionais normais. O exame de urina revela hemácias dismórficas e cilindros. O diagnóstico mais provável é:
Mulher de 73 anos, em tratamento para neuralgia pós-herpética, demência do tipo Alzheimer, hipertensão arterial e diabetes, é internada por sonolência e confusão mental aguda, secundária a hiponatremia. O medicamento que provavelmente causou a hiponatremia foi:
São causas de crises convulsivas no período neonatal, EXCETO:
Paciente de 50 anos de idade, sexo feminino, diabética, em uso de hipoglicemiante oral, portadora de apneia do sono grave, vinha em acompanhamento endocrinológico por dois anos, com perda ponderal de 10 kg no primeiro ano e recuperação do peso, apesar de medidas dietéticas e farmacológicas. Ao exame físico, paciente com peso de 84 kg e altura de 1,50 m. Cintura de 112 cm, quadril de 106 cm. Em relação a esse caso, é CORRETO afirmar:
Compartilhar