Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São afirmativas verdadeiras sobre as metástases hepáticas do carcinoma colorretal e seu tratamento, EXCETO:

A
Uma elevação lenta do CEA, após ressecção do adenocarcinoma colônico, usualmente indica recorrência local ou regional, enquanto um rápido aumento está mais associado à metástase hepática.
B
Menos da metade dos pacientes com metástase hepática têm CEA elevado.
C
Pacientes com múltiplas metástases hepáticas que continuam crescendo durante a quimioterapia em geral não têm benefício da ressecção.
D
As margens de ressecção, desde que negativas, podem ser menores que 1 cm, e têm os mesmos resultados oncológicos que margens maiores.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta. Paciente feminina, 30 anos de idade, comerciante, admitida na emergência de hospital geral apresentando dor no peito, sensação de sufocamento, tontura, coração acelerado e tremores. Refere ser o segundo episódio neste mês, sem histórico de transtorno psiquiátrico. Após a exclusão de doenças orgânicas, qual o diagnóstico mais provável?
Um fator associado ao aumento do risco de recorrência de crise convulsiva febril é:
Um quadro convulsivo é, em princípio prope­dêutico:
Um paciente do sexo masculino, 22 anos, vítima de ferimento por arma branca na região infra-mamária esquerda, dá entrada no Pronto Socorro, apresentando pressão arterial sistêmica de 60×10 mmHg, distensão das veias do pescoço e bulhas cardíacas abafadas. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Compartilhar