Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

São afirmativas verdadeiras sobre o câncer de vesícula biliar, EXCETO:

A
vesícula em Porcelana com padrão de calcificação do tipo completa tem pouca chance de desenvolver câncer, quando comparada com o tipo incompleto de calcificação.
B
pacientes com cálculos maiores que 3 cm têm risco até 10 vezes maior de câncer de vesícula, quando comparados com aqueles com cálculos menores que 1 cm.
C
tumores estádio T1A são adequadamente tratados por colecistectomia apenas.
D
tumores T2 devem ser submetidos, no mínimo, a colecistectomia estendida.
Uma mulher, de 22 anos, é admitida no hospital devido à anestesia da mão direita que se desenvolveu, após uma discussão com seu irmão. Ela está bem disposta e parece despreocupada quanto ao seu problema. Não há história de trauma físico. O exame neurológico é negativo pela sensibilidade a dor diminuída em uma distribuição de luva sobre a mão direita. Sua família inteira está presente e expressando grande preocupação e atenção. Ela ignora seu irmão e parece alheia ao ciúme e a rivalidade crônicos descritos por sua família. O diagnóstico mais provável é:
São utilizados como medicamentos para auxiliar na cessação de tabagismo:
Qual dos componentes de colírios relacionados abaixo causa catarata e glaucoma
Homem, 70 anos, residente em uma pensão, foi levado ao médico da unidade básica de saúde. Nos últimos meses ele “cismou” que a sua comida estava envenenada, passando a ingerir apenas alimentos congelados ou enlatados. Negava humor deprimido, alterações do sono e apetite, dificuldades de memória e concentração, bem como alucinações. Cuidava de suas finanças e realizava suas atividades diárias sem dificuldade. Exceto pela grave perda auditiva, os exames físico e neurológico não apresentavam alterações. O mini exame do estado mental foi compatível com a escolaridade. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
Compartilhar