Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

São afirmativas verdadeiras sobre o suporte nutricional, EXCETO:

A
As mudanças do estado nutricional são mais prontamente refletidas nos níveis séricos de transferrina que da albumina, em função da meia-vida mais longa desta última.
B
Em pacientes com perda não intencional de mais de 10% do seu peso, nos últimos 6 meses, o suporte nutricional agressivo, por período mínimo de 7 dias antes da cirurgia, reduz as complicações perioperatórias e a mortalidade.
C
Tanto a nutrição parenteral total quanto a nutrição enteral trazem menos benefícios para pacientes desnutridos quando são administrados no pós-operatório em relação ao pré-operatório.
D
Níveis séricos normais de pré-albumina, em pacientes portadores de insuficiência renal crônica, indicam um bom estado nutricional.
Sobre o Suporte Básico de Vida em Pediatria, segundo o guideline da American Heart Association para reanimação cardiopulmonar de 2010, é correto afirmar:
O diagnóstico de baixa estatura significa que a estatura da criança se situa, para seu sexo e idade, na curva de percentis:
RN com 20 dias de vida; nascido de parto normal, a termo, sem intercorrências (sorologias negativas e ausência de infecção) pré e pos natal, Tempo de bolsa rota de 4 h, em Aleitamento Materno Exclusivo; apresenta há três dias vômitos após a amamentação, de evolução progressiva. Ao exame, após o episodio, observa vômitos com aspecto de leite fresco, sem sangue ou bile, grande volume; RN tranqüilo, sem fáscie de dor ou irritabilidade, ativo, pouco emagrecido, FA pouco deprimida, acianótico, anictérico, logo após procura seio materno e suga com muita força (demonstrando fome); musculatura abdominal relaxada, abdome flácido, indolor, nódulo palpável acima da cicatriz umbilical, no epigástrio médio, abaixo da borda hepática, +- 2,0 cm de comprimento, móvel. Sobre o caso:
Qual sinal clínico abaixo melhor caracteriza a pneumonia em lactentes?
Compartilhar