Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

São afirmativas verdadeiras sobre o câncer de ducto biliar extra-hepático, EXCETO:

A
o adenocarcinoma do tipo infiltrante é o mais frequente.
B
a ocorrência de metástase hematogênica é rara.
C
o adenocarcinoma hilar geralmente não está associado com distensão da vesícula biliar.
D
o envolvimento de ductos biliares secundários de um lado e encarceramento vascular do outro não permite uma ressecção completa da lesão.
Com referência às manobras ABCD da ressuscitação cardiorrespiratória em lactentes, crianças e adultos, considere as a?rmativas a seguir. I. Relação compressão-ventilação de: 30:2 (1 ou 2 socorristas) para adultos; para lactentes e crianças, a relação é de 30:2 (socorrista sozinho) e 15:2 (2 socorristas). II. Quando uma vítima adulta estiver sem resposta, deve-se acionar imediatamente o socorro; se for na faixa etária pediátrica, iniciar 5 ciclos de RCP e depois acionar o socorro. III. Avaliação da circulação em artéria carótida (adultos e crianças) e artéria braquial ou femoral (lactentes). IV. Frequência das compressões: adultos (80/min) e lactentes e crianças (120/min). Assinale a alternativa correta.
Mesmo sendo considerado um importante problema de saúde pública, o alcoolismo costuma ser identificado apenas em seus estágios finais, quando já ocorreram grandes perdas e as chances de reabilitação do indivíduo são menores. O consumo de álcool é, em geral, socialmente aceito, o que provoca grande dificuldade na classificação do estado em que se encontram os usuários. A alternativa que define o padrão e as implicações do consumo de álcool é:
Se aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade, a vacina antipneumocócica heptavalente reduz em cerca de 90% a incidência de:
A mãe de Junior está aflita porque ela não pode ir a qualquer lugar sem ele. A separação na hora de dormir tem sido complicada com choros e acessos de raiva. O pediatra explica que esta fase é descrita como de reaproximação e que representa uma reação ao crescente conhecimento da possibilidade de separação. Este período do desenvolvimento da criança inicia-se quando a criança atinge:
Compartilhar