Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São afirmativas verdadeiras sobre os tumores de pâncreas, EXCETO:

A
Com o melhor controle local da doença, o fígado é o local mais comum de recorrência.
B
A sobrevida e o controle local são melhorados com quimiorradioterapia neoadjuvante.
C
A sensibilidade do marcador CA 19-9 independe do grupo sanguíneo.
D
Nos casos de preservação pilórica, o suprimento sanguíneo adequado para o duodeno proximal é feito pela preservação da arcada gastroepiploica direita.
A Otite Externa Maligna (OEM) é uma infecção muito grave que acomete o canal auditivo externo e a base do crânio. Em nossa atualidade se trata de uma infecção rara, mas tem alta morbidade e potencialmente fatal. Sobre essa situação clínica, indique a alternativa considerada INADEQUADA.
A transposição de grandes artérias é uma cardiopatia congênita dependente de canal arterial, que se não diagnosticada precocemente pode levar o recém-nascido ao óbito. Qual é a cirurgia corretiva para essa cardiopatia?
Em relação ao câncer de próstata, assinale a única alternativa INCORRETA:
Em relação às manifestações clínicas da oclusão arterial crônica, analise as afirmações a seguir. I. A claudicação intermitente é um sintoma que pode ser considerado patognomônico da lesão arterial oclusiva crônica. II. A dor da claudicação é descrita como constritiva, em câimbra ou cansaço. Acomete determinado grupo muscular (mais frequentemente a panturrilha), normalmente desencadeada pelo repouso prolongado do paciente, principalmente na posição ortostática. III. As úlceras isquêmicas apresentam fundo pálido, tendem a expor tendões e localizam-se mais frequentemente na região pré-tibial ou em áreas de pressão sendo extremamente dolorosas e normalmente acompanham áreas de necrose cutânea e gangrena. IV. As placas de necroses normalmente ocorrem nos pés (polpas de pododáctilos ou áreas de pressão) sendo o tecido enegrecido indolor o seu aspecto característico, às vezes delimitado por área isquêmica hiperemiada extremamente dolorosa. Estão CORRETAS apenas as afirmações.
Compartilhar