Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São afirmativas verdadeiras sobre os tumores de pâncreas, EXCETO:

A
Com o melhor controle local da doença, o fígado é o local mais comum de recorrência.
B
A sobrevida e o controle local são melhorados com quimiorradioterapia neoadjuvante.
C
A sensibilidade do marcador CA 19-9 independe do grupo sanguíneo.
D
Nos casos de preservação pilórica, o suprimento sanguíneo adequado para o duodeno proximal é feito pela preservação da arcada gastroepiploica direita.
Paciente sofreu ferimento por arma de fogo em hemitórax direito, abaixo do mamilo. Apresenta dispneia, cianose e palidez, com PA = 80/40mmHg e FC =142 bpm. RX de tórax mostra nível líquido e pneumotórax (provável hemopneumotórax) à direita e alargamento mediastinal com presença de projétil em hemitórax esquerdo. Qual a conduta adequada?
Você recebe o telefonema de uma mãe cuja filha, de 3 anos de idade, frequenta creche onde ocorreu 1 (um) caso de escarlatina com um colega de sala. A mãe refere que a diretora orientou as mães a procurarem os pediatras de seus filhos. Sabe-se que a criança doente foi afastada e a creche permaneceu aberta. Qual a orientação que você recomenda para sua paciente?
Lactente, com 18 meses de idade, apresentou início súbito de choro intenso acompanhado de episódios de flexão das pernas e joelhos sobre o abdome. Evacuou com muco e sangue. Tem história de uso de antibiótico para tratar otite na última semana. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é:
Considerando o lúpus eritematoso sistêmico, assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar