Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

São corretas para se pensar no diagnóstico de síndrome nefrótica idiopática, EXCETO:

A
Proteinúria de 3,5 g por 1,73 m2 superfície corporal em 24 horas.
B
Hipoalbuminemia pela perda urinária e diminuição na produção.
C
Hiperlipidemia, com dislipidemia do tipo IIa e IIb, principalmente.
D
Hemácia dismórfica com cilindro hemático no parcial de urina.
E
Cilindro gorduroso e corpúsculo oval de gordura no parcial de urina.
Um recém-nascido com 30 semanas de idade gestacional e com peso de 1.200 gramas estava irritado e recusando o leite materno. No terceiro dia de internação na unidade de terapia intensiva neonatal, iniciou com dieta enteral. Após 4 dias, apresentou náuseas, vômitos e resíduo gástrico de aspecto bilioso. Evoluiu para distensão abdominal e evacuação de fezes com sangue. A radiografia simples de abdome mostrava significativa distensão de alças e pneumatose intestinal. O mais provável diagnóstico para esse recém-nascido é:
No caso de uma ecocardiografia de um recém-nascido que confirma o diagnóstico pré-natal de uma cardiopatia congênita denominada Tetralogia de Fallot, pode-se afirmar que:
Durante o trabalho em uma plantação de alfaces, um homem de 36 anos sofre um acidente com extenso ferimento, deixando exposta uma fratura da extremidade distal da tíbia. Ao exame físico, observa-se grande sangramento na região do ferimento, mas com boa perfusão dos artelhos. Qual dos seguintes esquemas de antibióticos é o mais adequado nessa situação?
Renato, 5 anos, apresenta tumoração na linha cervical média com evolução de 6 meses, móvel à deglutição, indolor, sem sinais inflamatórios e de caráter cístico à ultrassonografia. O diagnóstico MAIS provável é:
Compartilhar