Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Dermatologia

São características do carcinoma espinocelular de esôfago, EXCETO:

A
É o tumor mais frequente de esôfago no mundo.
B
É encontrado, principalmente, na mucosa do terço médio do esôfago.
C
A grande maioria dos pacientes portadores deste tipo de tumor apresenta como sintoma principal a disfagia.
D
Esse tumor surge a partir de glândulas superficiais e profundas da mucosa esofágica.
Uma mulher de 40 anos apresenta-se com queixa, de um ano de evolução, de mãos que ficam roxas no frio.Em uma anamnese mais detalhada, refere que, ao expor as mãos ao frio ou quando está estressada, vários dígitos ficam pálidos, com parestesias bastantes desconfortáveis, e depois ficam cianóticos. Alguns ficam muito vermelhos depois que ela aquece as mãos. Ao exame físico, apresenta cianose de quirodáctilos e pequenas cicatrizes com discreta perda de substância nas polpas digitais. Com relação a esse caso, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Esse fenômeno é praticamente universal em pacientes com esclerose sistêmica. ( ) De 3 a 5% da população apresentam esse fenômeno. ( ) Evidências de que esse fenômeno seja primário podem ser aventadas quando o paciente apresenta uma história familiar com FAN (fator antinuclear) positivo e ausência de necrose. ( ) A análise dos capilares no leito ungueal é útil na avaliação desse fenômeno. ( ) Esse fenômeno envolve exclusivamente os capilares das extremidades do corpo. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 1. Hemorragia subaracnoidea. 2. Isquemia retiniana. 3. Hemorragia intraventricular. 4. Fontes embólicas. ( ) Associa-se à estenose de carótida. ( ) Déficit transitório. ( ) Necessita de tratamento cirúrgico. ( ) Ocorre em jovens e adultos. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
<P>Paciente de 50 anos admitido no pronto-socorro com quadro de confusão mental com 2 dias de evolução associado a temperatura de 37,4ºC. Na avaliação diagnóstica inicial não demonstrava rigidez de nuca. Exame físico segmentar normal. Realizou TC de crânio que não demonstrou alterações. Exames laboratoriais: hemograma normal, glicose 80 mg% (N: 74–106 mg/dl), Na+ 140 mEq/l (N: 136–146 mEq/L), K+ 4,5 mEq/l (N: 3.5–5.1 mEq/L), Ca 8,8 mEq/l (N: 8.6–10.0 mg/dl). Liquor com aumento de proteínas e leucócitos. Em relação ao caso, é correto esperar:</P>
Qual das enzimas abaixo se encontra mais elevada nas distrofias musculares?
Compartilhar