Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

São características do Recém nascido filho de mãe diabética, exceto:

A
Macrossomia e tocotraumatismo
B
Hipoglicemia
C
Hipocalcemia
D
Agenesia renal bilateral
E
Policitemia
Quanto aos fatores que afetam o momento do início da puberdade, analise as afirmativas a seguir: I. O estado psicológico, a exposição à luz e a localização geográ?ca são fatores que in?uenciam o início da puberdade; II. O estado nutricional e a saúde desempenham papéis importantes na determinação do início da puberdade; III. A menarca precoce é frequente em meninas com obesidade mórbida, diabetes, naquelas que se exercitam intensamente ou que têm anorexia nervosa; IV. O fator determinante do início da puberdade mais importante é o genético. Assinale a alternativa correta.
Com relação à ultrassonogra?a no exame preventivo do câncer da mama, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que indica corretamente o quimioterápico a ser utilizado nos casos de doença trofoblástica gestacional, que necessitem de monoquimioterapia e que não responderam adequadamente ao metrotrexate.
Dá entrada na emergência um paciente com quadro de dispneia e febre, além de hipotensão arterial e sudorese fria. FC = 120 bpm, PA = 90 x 60 mmHg, Tax = 39°C, FR = 24 irpm. O hemograma revela 5.000 leucócitos/mm³, com 80% de granulócitos, sendo 30% de bastões. Na hematoscopia, são descritas anisocitose, poiquilocitose e corpúsculos de Howell-Jolly. O quadro infeccioso é causado, mais provavelmente, pelo seguinte microrganismo:
Compartilhar