Segundo o teste de triagem do Desenvolvimento de Denver II, uma criança com 12 meses de idade com desenvolvimento adequado já está obrigatoriamente apta a:
Em qual das condições abaixo a probabilidade do paciente apresentar depressão é maior?
Adolescente com sintomas de falta de apetite, sonolência e desânimo vem recebendo tratamento medicamentoso e passou a apresentar rigidez muscular grave, hipertermia (temperatura axilar: 39,5°C), sudorese abundante, tremores e disfagia. Esses sintomas devem-se, provavelmente, a que interação medicamentosa?
Paciente, 42 anos, 48 kg, perdeu 25 kg em 4 meses, albumina pré-operatória 2,8 g/dl, apresentava obstrução esofágica total por neoplasia de esôfago, realizou esofagectomia total e jejunostomia. Encontra-se na UTI pós-operatória, está no sexto dia de pós-operatório, em dieta zero, extubado, hemodinamicamente estável. Ao exame o abdome mostra-se flácido, ruídos hidroaéreos presentes. Qual a conduta mais adequada em relação ao suporte nutricional deste paciente?