Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

São complicações da traqueostomia, exceto:

A
Fístula traqueo-esofágica.
B
Estenose traqueal.
C
Lesão dos vasos inominados.
D
Lesão da artéria torácica interna.
Paciente, 60 anos, é atendido apresentando sangramento nasal abundante de início súbito. Ao exame, paciente bastante ansioso, pálido (++/4), consciente e cooperativo. PA: 170x100 mmHg, pulso: 120 bpm. Sem outras alterações. Sobre esse atendimento, marque a opção correta.
No paciente cirúrgico notam-se ansiedades relacionadas a: I) Dor e mutilação cirúrgicas. II) Possibilidades de cura total da doença. III) Transformações em seu corpo e em sua vida. Estão corretas as alternativas
Em criança, na idade entre dois meses e quatro anos, com história de tosse ou dificuldade para respirar sem sibilância, segundo o AIDPI, o sinal clínico de maior valor preditivo positivo de pneumonia é:
AMMS, 45 anos, diabético, DPOC, foi internado no pronto-socorro com quadro de obstrução intestinal baixa. Durante a investigação diagnóstica, se confirmou um tumor de cólon direito como causa da obstrução. Apresentava hemoglobina de 8,0 g%, albumina de 2,8 g/dl. Foi submetido a uma hemicolectomia direita com anastomose primária com duração de 5 horas, sem intercorrências. O fechamento de aponeurose foi feito com fio monofilamentar não absorvível. Evoluiu com abscesso de parede detectado no quinto dia de pós-operatório. Qual o fator de risco deste paciente não é causa para infecção de sítio cirúrgico?
Compartilhar