Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Neonatologia

São consideradas possíveis intervenções para reduzir as mortes infantis por infecções respiratórias agudas (IRA) no Brasil, EXCETO:

A
melhorar o manejo de casos
B
prevenir o baixo peso ao nascer
C
promover o aleitamento materno
D
reduzir a aglomeração familiar
E
melhorar a nutrição materna
Sobre infecção respiratória aguda são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: () A maioria das infecções respiratórias em crianças menores de cinco anos de idade, inclusive as pneumonias, é de etiologia viral; () O risco de etiologia bacteriana é diretamente proporcional à duração da doença; () As rinorreias mucopurulentas geralmente indicam infecção bacteriana; () Os anti-inflamatórios não-hormonais podem alterar a resposta imunológica e apresentam risco de reações adversas; () Radiografia de seios de face não é indicado para lactentes e pré-escolares. Assinale a alternativa correta:
Menina de 12 anos foi trazida à consulta por queixas de prurido no couro cabeludo, quadro iniciado há 30 dias e que está aumentando de intensidade. Ao exame físico, apresentava lesões papulosas, eritematosas e erosadas na região cervical, além de corpos ovoides, esbranquiçados e bem aderidos aos fios de cabelo. Com base neste quadro clínico, assinale a assertiva incorreta.
A respeito de afecções que podem acometer a região anorretal, julgue o item seguinte. Um paciente com hemorroidas internas de segundo grau apresenta, caracteristicamente, hematoquezia e prolapso dos mamilos hemorroidários durante a evacuação, os quais necessitam de manobras digitais para a sua redução.
Um lactente com dois meses de vida foi levado à consulta de puericultura sem queixas. Ele foi um recém-nascido de termo, adequado para a idade gestacional e apresentou Apgar de primeiro e quinto minutos igual a 9. Está em aleitamento materno exclusivo e com calendário vacinal em dia. No exame físico, apresenta obesidade, com índice de massa corporal acima do percentil 95 para idade e sexo e sem outras alterações. Com referência ao caso clínico acima apresentado e a aspectos relacionados a lactentes com a idade ali mencionada, julgue o próximo item. Normalmente, na idade em questão - dois meses de vida - , o lactente inicia o sorriso social.
Compartilhar