Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

São considerados critérios para TRALI (“Transfusion-Related Acute Lung Injury”):

A
Não existir Lesão Pulmonar Aguda (LPA) imediatamente antes da transfusão e início dos sintomas durante as primeiras 6 horas de transfusão de hemoderivados.
B
Relação PaO2/FiO2 < 200 durante as primeiras 6 horas da transfusão de hemoderivados e presença de consolidação parenquimatosa pulmonar.
C
Presença de infiltrado alveolointersticial pulmonar simétrico na radiografia de tórax, e trauma de tórax com LPA recente.
D
Presença de sinais de sobrecarga circulatória por grandes volumes transfundidos.
E
Início nas primeiras 24 horas da transfusão de hemoderivados, e rápida resolução do quadro com o início da terapêutica apropriada.
Em relação à apresentação clínica de paciente com papiledema, assinale a alternativa INCORRETA.
Entre as informações obtidas da história para orientar a avaliação do risco cirúrgico, estão: informações sobre a doença de base, que indicou o procedimento cirúrgico, incluindo informações do cirurgião sobre o risco e o local do procedimento, NÃO podemos aceitar que
A doença hemorroidária baseada no plexo hemorroidário acometido pode ser classificada em interna, externa e mista. Quando os sintomas são decorrentes de dilatações vasculares localizadas acima da linha pectínea, no plexo hemorroidário superior, são denominadas de hemorroidas internas. Quando apresentam prolapso durante o esforço evacuatório, com ou sem sangramento, mas requerem redução manual, são classificadas como:
Dentre os marcadores tumorais do aparelho digestivo, é correto afirmar:
Compartilhar