Questões na prática

Psiquiatria

O diagnóstico de transtorno de personalidade baseia-se, fundamentalmente:

A
no quadro psicopatológico.
B
na curva de vida + exames complementares.
C
na curva de vida.
D
na avaliação realizada pelo exame neuropsicológico.
A mídia televisiva e impressa tem noticiado ultimamente relatos de violência contra crianças, muitas das quais vítimas fatais. A Sociedade Brasileira de Pediatria tem dado grande importância ao tema da criança e do adolescente, com informações tanto aos pediatras quanto à comunidade em geral. Acerca dos acidentes e maus tratos nessa faixa etária, julgue os itens abaixo. I - As intoxicações são os acidentes domésticos mais frequentes na faixa etária de 2 a 4 anos. II - As fraturas de ossos longos na criança pré-escolar geralmente são completas e expostas. III - Criança entre 12 e 18 meses, com até 13 Kg, deve ser transportada em assento infantil adaptável ao banco traseiro do automóvel, de frente para o painel. IV - Na suspeita ou na confirmação de que o agressor é o responsável pela criança, o caso deve ser tratado pela equipe multiprofissional da instituição de saúde, devendo ser de comunicado o conselho tutelar e tomadas as outras providências legais pertinentes. V - Em pequenos queimados, as primeiras medidas são: romper bolhas existentes e aplicar soluções antissépticas. Estão certos apenas os itens:
Pedro, 9 meses, nascido de parto cesariana, pesando 2.600 gramas, estatura: 50 cm, compareceu à consulta com seu médico de família. Ao avaliar os dados antropométricos de Pedro, o MFC constatou que a criança estava pesando 5 Kg e medindo 70 cm. Continua em aleitamento materno exclusivo e em livre demanda. As vacinas estão em dia e não ocorreram intercorrências. Quanto ao estado nutricional, qual a classificação de Pedro?
Forma clínica da hanseníase, dita forma instável da doença, que se situa entre os tipos tuberculoide e virchowiano, e sendo instáveis quanto à sua resistência, alguns desses doentes somente irão definir sua forma clínica ao longo do tempo:
João, 18 anos, residente em Fortaleza, comparece à unidade de saúde após “picada” de escorpião há cerca de 4 horas. Apresenta dor local. Considerando que ele tem microalbuminúria, não teve evento isquêmico coronariano e não tem insuficiência cardíaca ou renal, qual a classe de anti-hipertensivo de escolha?
Compartilhar