Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

São contraindicações para o aleitamento materno:

A
infecção materna pelo vírus da hepatite B e citomegalovírus.
B
infecção materna pelo HIV e HTLV I/II.
C
presença de lesões herpéticas ativas nas mamas e infecção materna pelo vírus da hepatite C.
D
tuberculose ativa e uso de haloperidol para tratamento de esquizofrenia.
Paciente, sexo masculino, 28 anos de idade, chega à emergência vítima de acidente motociclístico e, segundo relato da equipe de resgate, estava sem capacete e cursou com traumatismo cranioencefálico. Ao exame, o paciente encontrava-se pálido com pulsos filiformes e com expansibilidade torácica bilateral, desorientado, apresentava abertura ocular ao chamado e não possuía movimentação espontânea, mas localizava a dor quando estimulado. Um ferimento linear em supercílio e região temporal esquerdos com sangramento ativos chamava atenção. O paciente foi submetido a uma craniotomia descompressiva por hematoma intraparenquimatoso, e, no 8º dia pós-operatório cursou com edema ++/IV e dor do membro inferior esquerdo, com empastamento da panturrilha ipsilateral. O exame diagnóstico a ser solicitado é:
Com relação ao descolamento prematuro de placenta (DPP), dentre as causas traumáticas internas, assinale a INCORRETA:
Em urologia um diagnóstico corriqueiro é o de nefrolitíase. Os distúrbios metabólicos que podem contribuir para a formação de cálculos renais são, EXCETO:
Qual das situações clínicas maternas implica em um maior risco para o desenvolvimento da Síndrome do Desconforto Respiratório no neonato?
Compartilhar