Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

São corretas para se pensar no diagnóstico de síndrome nefrótica idiopática, EXCETO:

A
Proteinúria de 3,5 g por 1,73 m2 superfície corporal em 24 horas.
B
Hipoalbuminemia pela perda urinária e diminuição na produção.
C
Hiperlipidemia, com dislipidemia do tipo IIa e IIb, principalmente.
D
Hemácia dismórfica com cilindro hemático no parcial de urina.
E
Cilindro gorduroso e corpúsculo oval de gordura no parcial de urina.
Paciente de 35 anos, fumante, assintomático, é encaminhado para avaliação de lesão expansiva mediastinal detectada em exame radiológico do tórax de rotina. A tomografia computadorizada demonstra lesão arredondada de 6 centímetros de diâmetro, sólida, com limites bem definidos, situada no mediastino posterior junto à goteira paravertebral esquerda ao nível do quarto arco costal. Qual a hipótese diagnóstica mais provável no caso?
Jovem de 16 anos de idade, com dor aguda localizada na FIE, febre, calafrios, com ciclo menstrual regular, sugere o diagnóstico clínico de:
Paciente com 55 anos que se queixa de dor no ombro direito (dominante) iniciada há 2 meses de modo insidioso, que piora com movimentos de elevação do ombro e rotação interna, com diagnóstico clínico de síndrome do impacto e que melhorou com o teste da xilocaína deve ser tratado com:
Paciente masculino de 80 anos com diagnóstico de demência, ICC com fibrilação atrial recorrente, usando amiodarona regularmente, constipação com uso intenso de laxativos. Chega à consulta oftalmológica com piora importante de acuidade visual. No exame apresentava xerose conjuntival, placas esbranquiçadas em conjuntivas e ulceração com necrose da córnea. A esposa refere ter observado quedas frequentes quando o paciente se dirigia ao banheiro durante a madrugada nos últimos meses. Em relação ao quadro clínico, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar