São critérios diagnósticos para a doença de Kawasaki todos os abaixo, exceto:
A
Conjuntivite bilateral purulenta.
B
Febre por 5 ou mais dias.
C
Alterações da mucosa oral (vermelhidão dos lábios e da orofaringe, língua em framboesa).
D
Edema de mãos ou de pés e descamação durante a convalescença.
E
Linfadenomegalia cervical (maior que 1,5 cm de diâmetro), usualmente dolorosa.
Outras questões
Em uma situação em que não há disponibilidade de ultrassonografia, uma mulher apresentou- se ao Médico de Família e Comunidade com dor pélvica, mas sem sinais de irritação peritoneal. Qual dos grupos de achados abaixo apoiaria integralmente o diagnóstico de doença inflamatória pélvica aguda?
Menino de 05 anos de idade, bem nutrido, sem nenhum sinal ou sintoma prévio, voltando de uma festa, apresenta leve quadro diarreico, seguido de dor abdominal que começou em torno da cicatriz umbilical e agora migra para baixo e para a direita. Temperatura axilar, 37,9 graus e retal, 39°. Não quer comer. À palpação, há sensibilidade maior no flanco e fossa ilíaca direitos. A radiografia simples do abdome é inexpressiva, exceto pela presença de fecalito no limite inferior do flanco direito. O toque retal, embora mais sensível na parede direita e mais alta do reto, revelou apenas presença de muco. Diante deste quadro clínico, o diagnóstico mais provável é:
Lactente de 6 meses, desnutrido, com clínica de broncopneumonia e estado geral comprometido, apresenta-se no pronto-socorro infantil onde foi requisitado Raio X de tórax. A presença, no exame radiológico, de pneumatoceles, derrame pleural e abscesso pulmonar são indicativos de infecção causada mais provavelmente por:
A fim de evitar a desnutrição em lactente com 4 meses de idade, o melhor conselho que você daria a uma mãe nutriz, em um país em desenvolvimento, quando ela descobre que está novamente grávida é: