Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

São critérios maiores (sistema de Jones) para a Febre Reumática Aguda, exceto:

A
Febre
B
Cardite
C
Coreia
D
Nódulos subcutâneos
E
Poliartrite
Com referência às intervenções cirúrgicas na infância, julgue o item seguinte. As intervenções cirúrgicas precoces — abaixo de dois anos de idade — são indicadas nos casos de hidrocele e de criptorquidia, em vista dos benefícios relacionados à manutenção da fertilidade e à redução da incidência de câncer testicular.
Paciente do sexo masculino, 18 anos de idade, portador de hérnia inguinal bilateral não complicada. Nega outras patologias, tabagismo ou alergias. Nega internações ou cirurgias prévias. Histórico familiar de leucemia (irmã). Será submetido a tratamento operatório das hérnias inguinais sob bloqueio espinhal. Para uma adequada e segura avaliação pré-operatória serão necessários:
Um lactente de nove meses, com diagnóstico de cardiopatia congênita com hiperfluxo pulmonar e pneumonias de repetição, é encaminhado ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, para vacinação complementar. Seu esquema de imunização básica está completo. De acordo com o Ministério da Saúde, além da anti-influenza, que outra vacina deve ser indicada?
O trauma é importante problema de saúde pública, sendo que o tipo de atendimento inicial pode reduzir a morbimortalidade associada. Considerando um paciente vítima de acidente automobilístico, que apresente vias aéreas permeáveis, porém com respiração inadequada, taquidispneia e escore de 7 na escala de coma de Glasgow, julgue os itens subsequentes. Caso haja a necessidade de estabelecimento de uma via aérea cirúrgica de urgência, a primeira escolha é a cricotireoidostomia, exceto quando o paciente tiver menos do que 8 anos de idade ou apresentar lesão grave da laringe, quando a escolha recai sobre a traqueostomia.
Compartilhar