Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

São critérios para iniciar desmame da ventilação mecânica invasiva e proceder à extubação:

A
Escala de coma de Glasgow >8, frequência respiratória >35, relação PaO2/FiO2 >300.
B
Relação PaO2/FiO2 <300, teste de desinsuflar o cuff com volume expirado <110 ml.
C
Teste de desinsuflar o cuff com volume expirado <110 ml, ausência do uso de vasopressores.
D
PEEP >10 cmH2O, frequência respiratória <35, paciente hemodinamicamente estável.
E
Escala de coma de Glasgow >8, frequência respiratória <35, ausência de uso de vasopressores.
Mulher jovem com quadro de corrimento vaginal espesso e purulento, cuja análise microbiológica mostrou a presença de diplococos Gram-negativos agrupados aos pares no interior de leucócitos. Pensando no agente etiológico, qual deve ser o tratamento?
Escolar de seis anos, sexo masculino, é levado à consulta devido a quadro de claudicação. Mãe relata que seu filho apresentou episódio de resfriado há 10 dias e que não notou nenhuma outra anormalidade. Exame físico: afebril; bom estado geral; dor e limitação de movimentos do quadril direito. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Qual condição abaixo não está associada à úlcera venosa?
Escolar, 10 anos, relata febre e dores no joelho esquerdo há dois dias, com limitação da movimentação. Acrescenta que outras articulações também têm sido acometidas de forma assimétrica, como punhos e tornozelos. Ao exame, paciente hipoativo, hipocorado, taquipneico, taquicárdico (FC = 124 bpm). ACV:RCR em 2T com sopro sistólico 4+/6+ em foco mitral com irradiação para axila. AR = MVUA com estertores crepitantes em bases; abdome sem alterações. Joelho esquerdo hiperemiado, com aumento do volume articular e limitação da flexão. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar