Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

São critérios para utilização de ventilação mecânica não-invasiva:

A
Escala de coma de Glasgow <8, frequência respiratória >35, relação PaO2/FIO2 >300.
B
Relação PaO2/FiO2 <200, escala de coma de Glasgow <8, grande quantidade de secreção em vias aéreas.
C
Insuficiência respiratória hipercápnica, frequência respiratória >25, ausência de uso de vasopressores, bom nível de consciência.
D
Grande quantidade de secreção em vias aéreas, utilização de musculatura acessória para ventilar, uso de vasopressores.
E
Insuficiência respiratória hipoxêmica, fadiga da musculatura respiratória, torpor.
Mulher de 36 anos, G7P6A0, com 6 semanas de gestação, comparece para iniciar o pré-natal. Antecedentes pessoais: obesidade e candidíase vaginal de repetição. Antecedente obstétrico: seis partos normais anteriores, com três recém-nascidos pesando mais que 4200g. Realizou teste oral de tolerância à glicose de 75g com valor de jejum 117mg/dl e, após 2horas, 163mg/dl. Quais complicações NÃO são esperadas?
Um paciente submetido a gastrectomia distal + reconstrução a BII por uma úlcera gástrica hemorrágica apresenta deiscência da anastomose e é submetido a várias cirurgias para controle da sepse abdominal. Qual das características abaixo deve ser encontrada no pós-operatório?
Criança de 6 meses de idade é trazida à Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar puericultura. Mãe diz que perdeu o Cartão da Criança durante mudança de endereço e não sabe informar sobre imunização da criança. Ao exame físico percebe-se a cicatriz de BCG. Qual a orientação mais adequada, quanto à imunização da criança?
Recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta os seguintes dados antropométricos: P= 1890g Comp= 42 cm PC= 31 cm PT= 30 cm. Todos estão abaixo do 10o percentil. Assinale a classificação adequada para este recém-nascido.
Compartilhar