Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

São critérios para utilização de ventilação mecânica não-invasiva:

A
Escala de coma de Glasgow <8, frequência respiratória >35, relação PaO2/FIO2 >300.
B
Relação PaO2/FiO2 <200, escala de coma de Glasgow <8, grande quantidade de secreção em vias aéreas.
C
Insuficiência respiratória hipercápnica, frequência respiratória >25, ausência de uso de vasopressores, bom nível de consciência.
D
Grande quantidade de secreção em vias aéreas, utilização de musculatura acessória para ventilar, uso de vasopressores.
E
Insuficiência respiratória hipoxêmica, fadiga da musculatura respiratória, torpor.
O agente etiológico mais frequente nas infecções urinárias e o agente associado à formação de cálculos coraliformes são respectivamente:
A classificação TNM é usada para estadiamento do câncer de próstata. Tumor Primário (T : X,0,1,2,3,4); Linfonodos regionais - Nódulo (N : X,0,1); Metástase à distância – Metástase (M : X,0,1). Paciente com T2N0M1, representa:
A respeito da parada cardiorrespiratória (PCR) em crianças, julgue o item a seguir. Nos casos em que uma criança em PCR se encontra sem pulso palpável e com assistolia indicada pelo eletrocardiograma, a conduta imediata indicada é proceder à desfibrilação elétrica (choque) com o auxílio de pás de adulto e carga de choque inicial de dois joules por quilo de peso.
O teste do reflexo vermelho ou teste do olhinho deve ser realizado em todas as crianças nos primeiros dias de vida. Além da detecção de catarata congênita, esse teste também ajuda no diagnóstico precoce do retinoblastoma. Sobre o retinoblastoma, é correto afirmar que:
Compartilhar