Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

São dados laboratoriais úteis no diagnóstico de esferocitose hereditária, exceto:

A
Reticulocitose.
B
Esferócitos no sangue periférico.
C
Drepanócitos no sangue periférico.
D
Resistência globular osmótica diminuída.
E
Aumento da concentração de hemoglobina corpuscular média.
Um homem de 37 anos vitima de agressão por uma arma branca no abdome deu entrada no PS. Ao exame apresentava-se inconsciente e com sinais de choque hipovolêmico. Com relação à profilaxia do tétano a conduta mais adequada neste caso é:
Paciente masculino com 9 anos de idade e dor abdominal há 3 dias em flanco direito e irradiando-se para fossa ilíaca direita há 24 horas, dor em cólica com períodos de melhora , afebril, com vômitos e alguns episódios de dor. Exame físico abdome: rha+; indolor; Blumberg negativo; punho percussão lombar normal. Pediatra assistente solicita Ultrassom (US) abdominal, hemograma e Exame Qualitativo de Urina (EQU). US e hemograma normais; EQU: nitrito negativo; hemoglobina ++ ; hemácias 30 por campo; leucócitos 3 por campo; flora bacteriana discreta. Qual a conduta necessária para elucidação do caso acima?
A respeito das dermatoses na infância: I- A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica que acomete frequentemente a área das fraldas e se inicia, geralmente, entre 3 e 12 semanas de vida, e raramente ocorre após os 6 meses de idade; II- A dermatite irritativa primária da área das fraldas caracteriza-se por apresentar eritema brilhante, confluente, com aspecto envernizado, que varia de intensidade ao longo do tempo e atinge tipicamente as áreas de maior contato com as fraldas (dermatite em W), como superfícies convexas das nádegas, coxas, parte inferior do abdome, púbis, grandes lábios e escroto, as pregas são poupadas; III- A candidose perineal tem relação com o uso prévio de antibióticos, com a presença de diarreia e com acometimento concomitante da cavidade oral; IV- Pápulas encimadas por vesículas pruriginosas, frequentes na infância e que caracterizam-se por reação de hipersensibilidade a picadas de insetos, chama-se estrófulo; V- A lesão característica de molusco contagioso é uma pálpula semi-esférica séssil, da cor da pele ou levemente rosada, de poucos milímetros, ás vezes umbilicada ou com pequena depressão central. São verdadeiras:
Paciente jovem com diarreia crônica bem caracterizada e sinais clínicos de desnutrição. Se quisermos confirmar a síndrome de má absorção e diferenciar um defeito primário da mucosa de um defeito na digestão das gorduras, usaremos respectivamente:
Compartilhar