Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

São doenças definidoras de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, EXCETO:

A
Candidíase esofageana.
B
Pneumonia por Pneumocistis jiroveci.
C
Toxoplasmose cerebral.
D
Herpes Zoster.
E
Meningite por Criptococos.
Considere as afirmações abaixo sobre as Diretrizes do Pacto pela Saúde 2006 firmado entre os gestores do SUS, em suas três dimensões: pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. I - Os estados/regiões/municípios devem pactuar as ações necessárias para o alcance das metas e dos objetivos propostos, sendo seis as prioridades pactuadas: saúde do idoso, controle do câncer do colo do útero e da mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza, promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica. II - A meta para a eliminação da hanseníase é a de 20 casos por 10.000 habitantes em todos os municípios prioritários, ou seja, o patamar de eliminação utilizado para problema de saúde pública. III - O Bloco Financeiro da Atenção Básica do SUS é dividido em dois componentes: Piso da Atenção Básica e Piso da Atenção Básica Variável. Este é composto pelo financiamento de algumas estratégias específicas e a utilização desses recursos deve estar definida no Plano Municipal de Saúde. Qual a alternativa correta?
Entre as alterações laboratoriais abaixo, assinale aquela que NÂO ocorre em portadores de hipotireoidismo primário:
O adenoma hepático tem sua principal importância porque pode ser confundido com o carcinoma hepatocelular. Assinale dentre as alternativas abaixo a situação que não tem relação com o adenoma hepático:
O helicobacter pylori é um bastonete gram-negativo que se adaptou à mucosa gástrica. Reconhecidamente a infecção crônica por ele está associada às seguintes patologias, exceto:
Compartilhar