São efeitos colaterais do desoxicolato de anfotericina B, droga usada no tratamento da leishmaniose grave, exceto:
A
flebite e febre.
B
hiperpotassemia.
C
hipomagnesemia.
D
hipotensão e tremores.
E
comprometimento da função renal.
Outras questões
Uma paciente de 70 anos, hipertensa, apresenta quadro súbito de dificuldade na articulação da palavra e perda dos movimentos do dimídio direito, com reversão completa e espontânea após 20 minutos. Ao exame clínico apresenta-se consciente e lúcida, sem déficits motores aparentes; corada eupneica; PA: 145 x 95 mmHg; pulso arrítmico e acelerado (120 bpm); ausculta cardíaca sem sopros, pulmões livres, sem anormalidades nos pulsos periféricos. O eletrocardiograma revela taquiarritmia ventricular por fibrilação atrial; sua tomografia computadorizada não evidenciou sinais de sangramento cerebral e não havia ateromatose apreciável no ultrassom das carótidas. Qual a conduta imediata mais adequada:
Um paciente de 35 anos de idade apresenta queixa de tonturas e dor precordial relacionada aos grandes esforços. Não fuma, não tem dislipidemia ou diabetes. Seu primo teve morte súbita durante partida de futebol. Ao exame clínico encontra-se normotenso, com coração rítmico e sopro sistólico ejetivo em bordo esternal esquerdo irradiado para foco aórtico, sem sinais de insuficiência cardíaca. O eletrocardiograma revelou sobrecarga ventricular esquerda. A radiografia de tórax demonstrou área cardíaca nos limites normais. Qual das afirmativas abaixo está correta:
Mãe de lactente de 2 meses de vida substitui o leite de vaca por leite de cabra por acreditar que a bronquiolite que a criança apresentara fora desencadeada por alergia à proteína do leite de vaca. Ao se manter a alimentação exclusiva com leite de cabra, a criança está propensa a apresentar:
Uma paciente com 45 anos, do sexo feminino, assintomática, com achado radiológico, deve ter indicação cirúrgica pela possibilidade de degeneração maligna e pelo(a):