Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

São exemplos de infecções potencialmente transmissíveis da gestante para o seu concepto (feto ou recém-nascido) para as quais existem evidências de benefícios de triagem no pré-natal:

A
HIV, Clostridium tetani e Papilomavírus humano (HPV).
B
sífilis, hepatite B e streptococcus agalactrae.
C
HIV, hepatite C e Micobacterium leprae.
D
sífilis, hepatite A e malária.
O fentanil é um analgésico opioide usado frequentemente dentro das UTIs, geralmente em combinação com benzodiazepínicos. Qual dos efeitos colaterais abaixo NÃO está associado ao uso do fentanil?
Menino de oito meses, com 6 kg, portador de Comunicação Interventricular (CIV), utilizando digital, furosemida e espironolactona, é admitido com febre e intensa taquidispneia. Radiografia de tórax compatível com edema pulmonar e extensa pneumonia de base. É imediatamente colocado em ventilação mecânica. Assinale a alternativa CORRETA.
Um pediatra de plantão em um hospital geral recebe um chamado do centro cirúrgico para recepcionar uma criança que está por nascer. Ao chegar à sala de parto, questiona o obstetra e a mãe por mais informações e evidência que a gestação é a termo, de aproximadamente 39 semanas que o feto é único, que a mãe não tem morbidades e que o trabalho de parto iniciou-se há 6 horas. A mãe relata, entretanto, que na última semana ela sentiu o bebê mexer menos. Relata, ainda, que nas últimas 8 horas ela não sentiu mais movimentação fetal. O trabalho de parto progride e, no momento do nascimento, notam-se duas circulares de cordão justas. O obstetra desfaz as circulares, clampeia e corta o cordão e lhe passa o recém-nascido. O líquido amniótico é claro e com grumos. O pediatra vê um bebê pálido e cianótico, sem chorar e hipotônico; leva-o até o berço de reanimação e checa, através de palpação da base do cordão umbilical, que a frequência cardíaca está em 56 bpm. Assinale a alternativa que apresenta a sequência inicial de manobras para reanimar a criança.
Em relação à detecção precoce do Câncer de Próstata, pode-se afirmar que:
Compartilhar