Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

São fármacos usados na profilaxia da migrânea, EXCETO:

A
Propranolol.
B
Verapamil.
C
Amitriptilina.
D
Ácido Valproico.
E
Metildopa.
A pressão arterial na gestante:
Convidado a ministrar uma aula sobre anormalidades dos membros inferiores na infância, em congresso científico de nível internacional, um ortopedista pediátrico esmerou-se na seleção das fotografias contidas no atlas que acabara de publicar. No dia da apresentação, ele foi minucioso ao discorrer sobre as alterações angulares, causa corriqueira de ansiedade dos familiares, tendo ensinado que:
MCR, freira de 72 anos, branca, asmática com história de uso crônico e intermitente de corticoides, hipertensa em uso de enalapril e hidroclortiazida, com Índice de Massa Corporal (IMC) de 19 Kg/m², sedentária, nuligesta, menopausa aos 46 anos e que nunca fez terapia de Reposição Hormonal. MCR foi submetida a exame de densilometria óssea com os seguintes resultados: ¾ Densidade Mineral Óssea (DMO) de L1-L4 de menos 3,7 desvios-padrão em relação à curva de massa óssea ajustada para adultos jovens e menos 2,9 desvios-padrão em relação à curva de massa óssea ajustada para a mesma idade, peso e sexo. 3/4 DMO de colo femoral de menos 1,4 desvios-padrão em relação à curva de massa óssea ajustada para adultos jovens e menos 1,0 desvios-padrão em relação à curva de massa óssea ajustada para a mesma idade, peso e sexo. Quanto ao diagnóstico densitométrico, pode-se afirmar que a paciente tem:
Paciente com 30 anos de idade, nulípara, relata aumento do volume abdominal, dismenorreia e hipermenorreia. No exame ginecológico observa-se abdome assimétrico, tumor bocelado palpável no hipogástrio e, no toque vaginal, os movimentos realizados no colo são transmitidos para o tumor abdominal. A hipotése mais provável entre as abaixo é:
Compartilhar