Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São fatores associados a um risco aumentado de desenvolvimento do câncer de estômago:

A
tabagismo, pólipos inflamatório.
B
operação gástrico previa, consumo baixo de nitratos.
C
classe social alta, carne e peixe salgados.
D
água de bebida tratada com cloro, atipia gástrica.
E
infecção pelo H. pylori, pólipos adenomatosos.
Tem-se observado nos últimos anos um aumento na incidência de coqueluche em diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos da América e no Brasil. Com relação a esse aumento na incidência, assinale a alternativa correta.
Em pacientes apresentando dor lombar, com um ou mais sinais de alerta, somente o resultado negativo de um exame de imagem com boa sensibilidade elucidaria o diagnóstico com segurança. São sinais de alerta, exceto:
A protusão do divertículo de Meckel por um defeito na parede abdominal denomina-se hérnia de:
Um veículo de passeio, em alta velocidade, colidiu frontalmente com poste de energia elétrica, ficando muito deformado. O único ocupante é o condutor, sem cinto de segurança, que fica preso nas ferragens pelos membros inferiores. Com o impacto, o banco quebrou e a vítima encontra-se praticamente deitada. O veículo possui quatro portas e as duas do lado direito estão abertas. Os bombeiros informam que a cena é segura e que a liberação da vítima provavelmente será demorada. A vítima é um homem, aparentando 35 anos de idade, com grave trauma de crânio e face. Está inconsciente. Sai grande quantidade de sangue pela boca e pelas narinas. Tem também otorragia bilateral. A respiração é muito ruidosa. A retirada da vítima demora. Das alternativas a seguir, indique a melhor opção de via aérea definitiva para esta vítima:
Compartilhar