Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São fatores associados a um risco aumentado de desenvolvimento do câncer de estômago:

A
tabagismo, pólipos inflamatório.
B
operação gástrico previa, consumo baixo de nitratos.
C
classe social alta, carne e peixe salgados.
D
água de bebida tratada com cloro, atipia gástrica.
E
infecção pelo H. pylori, pólipos adenomatosos.
Homem de 28 anos é trazido ao PS após queda de aproximadamente 3 metros de altura um dia antes. Notou que sua urina tornou-se mais escura, semelhante a chá. Revela ainda que fez uso de cocaína antes da queda. Apresentava marca na dobra do cotovelo, sugestiva de droga injetável. Ao exame físico, apresentava-se normotenso, euvolêmico, afebril e eupneico. Sua coxa e parte da nádega esquerdas estão empastadas. Os exames colhidos revelam: creatinina = 3,0mg/dL, potássio = 6,0mEq/L, cálcio= 7,5mg/dL, fósforo= 7,5mg/ dL, urina tipo 1= proteína++, hemácias++ e presença de muitos cilindros granulares. O diagnóstico para esse paciente é de insuficiência renal (X) devida à/ao (Y). Qual das abaixo completa melhor as lacunas?
Homem, com 60 anos de idade, apresenta-se ao serviço de emergência com infarto agudo no miocárdio com 4 horas de duração, sem supradesnivelamento de ST. Agora está assintomático, sem dor torácica. Não possui fatores de risco clássicos para doença coronária e nega tabagismo, dislipidemia, hipertensão ou diabetes. Exame físico revela PA 160 X 90 mmHg e FC de 70 bpm, regular, ritmo sinusal. Qual a melhor terapêutica para este paciente?
Você pode encontrar em uma criança saudável, com 4 meses de idade, as seguintes características:
Mulher de 30 anos de idade procura a unidade porque caiu há 12 horas e seu tornozelo está ficando cada vez mais inchado e doloroso. Para solicitar radiografia, a fim de descartar fratura, é preciso que a paciente apresente:
Compartilhar