Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

São fatores contribuintes na infecção pelo HPV:

A
infecção pelo HIV; lúpus eritematoso sistêmico; história familiar de câncer de colo de útero.
B
tabagismo; hipertensão arterial; história familiar de câncer de colo de útero.
C
infecção pelo HIV; imunossupressão medicamentosa; tabagismo.
D
hipertensão arterial; lúpus eritematoso sistêmico; herpes simples.
E
infecção pelo HIV; história familiar de câncer de colo de útero; imunossupressão medicamentosa.
RN a termo, pequeno para a idade gestacional, apresentando hidrocefalia, calcificações intracranianas generalizadas e coriorretinite. Esses sinais são mais sugestivos de infecção congênita por qual dos agentes abaixo?
Neonato de 37 e 2/7 semanas de idade gestacional, nascido de cesariana eletiva sem intercorrências. Com 5 horas de vida iniciou quadro de taquipneia (FR = 80ipm), gemido expiratório, retração de caixa torácica e batimento de asa de nariz. Solicitado Raio X de tórax, que mostrava congestão vascular peri-hilar, infiltrado intersticial bilateral, espessamento de cisuras entre lobos superior e médio direitos e retificação de arcos costais. Qual provável hipótese diagnóstica desse paciente?
A utilização de cateter venoso central é contraindicação relativa ao uso de:
Um paciente vítima de acidente de trânsito há 2 horas, dá entrada no Pronto Socorro, apresentando sinais de contusão na região tóraco-abdominal à esquerda, dor torácica intensa à esquerda, hipotensão arterial importante, dispneia e sinais de insuficiência respiratória aguda. Os exames de imagem fazem o diagnóstico de hérnia diafragmática traumática à esquerda. Qual a melhor conduta no caso em questão?
Compartilhar