Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

São fatores contribuintes na infecção pelo HPV:

A
infecção pelo HIV; lúpus eritematoso sistêmico; história familiar de câncer de colo de útero.
B
tabagismo; hipertensão arterial; história familiar de câncer de colo de útero.
C
infecção pelo HIV; imunossupressão medicamentosa; tabagismo.
D
hipertensão arterial; lúpus eritematoso sistêmico; herpes simples.
E
infecção pelo HIV; história familiar de câncer de colo de útero; imunossupressão medicamentosa.
Uma mulher de 50 anos de idade teve seu último ciclo menstrual há um ano após histerectomia subtotal abdominal. Apresenta sintomas do tipo fogachos, déficit de memória e adinamia. Sua mãe, de 70 anos de idade, fraturou recentemente o quadril, e uma prima de 2° grau tem câncer de mama. A paciente está preocupada com a osteoporose e pergunta de que forma esta pode ser evitada. Um exame de densitometria óssea de três anos atrás quando menstruava mostrava valores abaixo da faixa etária esperada. Qual das seguintes medidas preventivas seria a mais útil para esta paciente?
Exames de laboratório em doadores de sangue são feitos para evitar a transmissão de doenças a partir de portadores. Em bancos de sangue, no Brasil, são exames de rotina:
A BCG é uma vacina aplicada em crianças ao nascerem segundo o calendário de vacinação do Ministério da Saúde. Esta vacina protege a criança:
Criança, 4 anos de idade, é internada com quadro de náusea, vômito e dor abdominal. Apresenta-se torporosa, emagrecida, febril, TAX: 38°C, com sinais de desidratação, apesar da diurese abundante, enchimento capilar: 6 seg, F.R.: 40 irpm, PA: 80x40 mmHg, F.C.: 120/bpm. Os exames laboratoriais iniciais revelaram glicemia: 500 mg/dl, K: 4,7, Na: 126, PCO2: 16 mmHg, PO2: 75 mmHg, SatO3: 95%, gasometria arterial Ph: 7,15, HCO3: 6 mEq/l. Nesse caso, pode-se afirmar que se trata, provavelmente, de
Compartilhar