Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

São fatores de risco para o câncer gástrico: I- contato com asbestos II- alimentos defumados III- vegetais IV- vitamina C V- Helicobacter Pylori Estão corretas:

A
I, II e IV
B
II, III e IV
C
II, III e V
D
I, II e V
E
II, IV e V
Paciente em sétimo dia de pós-operatório de tireoidectomia total, retorna à consulta ambulatorial referindo alteração de voz. A avaliação fonoaudiológica identificou dificuldade de emissão dos sons agudos. Esta complicação cirúrgica é decorrente de:
Logo após a indução da anestesia geral para redução de fratura de fêmur, um paciente sob ventilação mecânica apresenta queda progressiva no valor da capnometria. Qual é a causa mais provável?
Paciente de 60 anos, hipertenso, faz uso de hidroclorotiazida (diurético) e metoprolol (betabloqueador). Está agendado para cirurgia de prostatectomia por adenocarcinoma. Qual é a conduta em relação àqueles medicamentos anti-hipertensivos na avaliação pré-anestésica?
Paciente de 65 anos de idade, com diagnóstico de adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (3+4), PSA = 5 ng/mL (normal até 4,5 ng/mL), toque retal compatível com próstata aumentada e com pequeno nódulo endurecido no lobo direito. Tem discreta dificuldade de esvaziamento vesical, exames normais de cintilografia óssea e de tomografia computadorizada da pelve. Sem comorbidade importante. Qual é a conduta mais adequada?
Compartilhar