Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

São fatores de risco para os cânceres de colo uterino, endométrio e mama:

A
Colo do útero: Antecedente pessoal de DST/ Endométrio: Nuliparidade/ Mama: Nuliparidade
B
Colo do útero: Tabagismo/ Endométrio: Multiparidade/ Mama: Antecedente familiar de câncer de mama
C
Colo do útero: Antecedente pessoal de DST/ Endométrio: Nuliparidade/ Mama: Menarca tardia e menopausa precoce
D
Colo do útero: Tabagismo/ Endométrio: Obesidade/ Mama: Primeiro parto a termo antes dos 28 anos
E
Colo do útero: Obesidade/ Endométrio: Tabagismo/ Mama: Antecedente familiar de câncer de mama
Considere que um paciente com dor na fossa ilíaca direita há 12 horas, associada a febre e vômitos, tenha o diagnóstico clínico de apendicite e deva ser submetido a tratamento cirúrgico. Diante desse quadro clínico, julgue o próximo item. O apêndice normal mede, em geral, 20 cm.
Menina com 9 anos de idade e história de artrite no punho direito por 3 dias, seguida por artrite no tornozelo esquerdo com duração de 2 dias e por artrite no joelho que também durou 2 dias. Apresentou melhora com aspirina. Na avaliação laboratorial, apresentou aumento das provas de atividade inflamatória. Uma semana depois apresentou cansaço aos médios esforços. Quais os achados mais prováveis na ausculta cardíaca?
Você é chamado para receber um recém-nascido em sala de parto. O obstetra avisa-o de que a idade gestacional é 39 semanas e o líquido amniótico é meconial espesso, parecendo uma “sopa de ervilhas”. Ao receber o RN, logo após o clampeamento do cordão, você percebe que ele está chorando, se movimentando e com pulso do cordão umbilical de 130 bpm. Ao colocar o RN na mesa de reanimação, sob calor radiante, a sequência correta quanto à conduta é:
Menina com dois anos de idade, com queixa de dor e perda de força no membro superior direito há uma hora. Mãe refere que a criança ia cair e ela a segurou pelo antebraço. Ao exame, o antebraço se encontra em extensão e pronado. A conduta recomendada é redução:
Compartilhar