Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

São fatores de risco para o câncer gástrico: I- contato com asbestos II- alimentos defumados III- vegetais IV- vitamina C V- Helicobacter Pylori Estão corretas:

A
I, II e IV
B
II, III e IV
C
II, III e V
D
I, II e V
E
II, IV e V
A prenhez ectópica tubária que algumas vezes ultrapassa a 16ª semanas é:
Homem, 20 anos, vítima de atropelamento, com fratura grave de pelve e choque grau IV, foi submetido à laparotomia exploradora (negativa) e fixação externa da bacia. Foi admitido na UTI 3 horas após o acidente, intubado, sedado e sob ventilação mecânica, apresentando PA 100 X 60, pulso 120 bpm, diurese 50 ml e abdome tenso, tendo recebido transfusão de 4 concentrados de hemácias e infusão de 3.000 ml de SF 0,9%. Tendo em vista uma provável síndrome compartimental abdominal, assinale a conduta MAIS adequada:
Os procedimentos transluminais percutâneos estão cada vez mais populares entre pacientes e médicos para tratamento da doença isquêmica do miocárdio. Entretanto, as cirurgias abertas de revascularização têm resultados superiores aos procedimentos percutâneos em lesões obstrutivas de:
Os fundamentos da boa prática clínica continuam sendo a anamnese e o exame físico, indispensáveis para o raciocínio clínico acurado e a propedêutica correta. Em relação à Semiologia Cardíaca na Criança, julgue os seguintes itens.1) Déficit de crescimento ponderoestatural pode ser um dos achados em crianças com cardiopatia congênita. 2) As unhas em vidro de relógio e o baqueteamento digital são encontrados nas cardiopatias congênitas cianóticas desde o período neonatal. 3) A posição de cócoras na Tetralogia de Fallot não é frequente, pois piora o retorno venoso e, consequentemente, também a crise de hipoxemia. 4) A fácie de Down mostra a necessidade de avaliação cardiológica detalhada, devido à grande incidência de cardiopatia nos pacientes dessa Síndrome. 5) A importância da palpação dos pulsos femorais desde o nascimento, bem como a observância da assimetria ou ausência de pulsos em membros inferiores, são devidas ao fato de que tais anormalidades podem indicar coarctação de aorta ou arterites. 6) O manguito pequeno para o paciente pode tornar a aferição de sua pressão arterial falsamente aumentada. 7) A ausculta de ritmo irregular na criança, com aumento da frequência cardíaca à inspiração e diminuição à expiração caracteriza a arritmia respiratória. 8) Se a taquicardia estiver presente na vigência de febre, deve ser reavaliada após a normalização da temperatura. 9) O melhor local para se observar a cianose central é a língua. 10) A cianose periférica pode estar presente devido ao frio.
Compartilhar