Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

São fatores predisponentes para trabalho de parto prematuro, exceto:

A
Infecção do trato urinário, que evolui com pielonefrite.
B
Placenta prévia parcial.
C
Neoplasia intraepitelial cervical (NIC) com HPV presente.
D
Pré-eclâmpsia grave.
E
Ruptura de membranas com 32 semanas.
Dentre os exemplos citados escolha aquele que usualmente evolui com mononeuropatia múltipla e predileção pelo envolvimento do facial:
Paciente admitida no pronto-atendimento com sangramento genital, dor em baixo ventre, e atraso menstrual de 2 meses. Ao exame, apresentava pressão arterial de 90 x 50 mmHg, descorada +2/+4, com sudorese, pulso arterial de 100 bpm, e sangramento pelo orifício externo do colo de moderada quantidade. Ao toque vaginal, o colo estava impérvio com útero discretamente aumentado. Realizado teste de gravidez qualitativo na urina que revelou resultado positivo. Com bases nesses dados, é possível formular a(s) seguinte(s) hipótese(s) diagnóstica(s), dentre as síndromes hemorrágicas do primeiro semestre da gravidez:
Dentre as pacientes que procuram os ambulatórios de Doenças Sexualmente Transmissíveis, é comum ter de fazer a distinção entre úlcera genital da sífilis primária e do cancro mole. O diagnóstico diferencial, com bases clínicas, pode ser feito adotando as seguintes observações:
Homem, 80 anos de idade, saudável previamente, deu entrada às 19 horas no pronto-socorro, confuso e sonolento. Acompanhante relatou que o mesmo almoçou e foi dormir durante uma hora, como faz todos os dias, porém, acordou nesse estado e mantém-se assim até o momento. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar