Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

São fatores que inibem a cicatrização, exceto:

A
Diabetes mellitus.
B
Deficiência de vitaminas C e D.
C
Desnutrição.
D
Radiação ionizante.
E
Tensão na ferida.
Mulher, 23 anos, tabagista 30 maços/ano, índice de massa corpórea = 30 kg/m², comparece ao seu consultório em uso de Warfarin por trombose venosa profunda no membro inferior esquerdo há 2 meses. Apresenta dosagem de anticardiolipina IgG de 60 unidades GPL. Quanto aos aspectos diagnósticos da síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) marque o correto:
Uma criança de 31 semanas de idade gestacional, com mãe com bolsa rota há mais de 24 horas, apresenta sinais de sofrimento fetal. Nasce com anóxia neo-natal grave (Apgar 1° minuto 3; Apgar 5° minuto 6). Aspira mecônio e evolui para pneumonia grave. Constata-se também CIV através de ecocardiograma. Evolui mal no 5° dia é diagnosticado sepse, vindo a falecer no 7° dia, com falência de múltiplos órgãos. As causas básica e imediata do óbito, são respectivamente:
Paciente de 18 anos procura ginecologista referindo ciclos menstruais de 2 em 2 meses, hirsutismo discreto na face e mastalgia. O exame ginecológico pélvico se encontra normal. Dosagens de gonadotrofinas hipofisárias apresentam-se aumentadas. Ultrassonografia mostra ovários discretamente aumentados com presença de inúmeros cistos em sua superfície. Em relação ao provável tratamento desta paciente, qual das drogas abaixo não é utilizada?
Paciente de 38 anos, Gesta 5 para 4,4 partos normais, há 10 horas em trabalho de parto, apresenta-se com 8 cm de dilatação, colo médio e fino, apresentação cefálica no plano -3 de De Lee. Durante acompanhamento do trabalho de parto o obstetra constatou queda da frequência cardiofetal do tipo DIP III e pequeno sangramento vaginal. Qual a melhor conduta?
Compartilhar