Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

São indicações de Toracotomia de Urgência no Trauma, exceto:

A
ferimento penetrante precordial com sinais de tamponamento.
B
hemotórax maior que 1500 ml na primeira hora.
C
ferimento transfixante de mediastino.
D
contusão pulmonar difusa com tórax instável.
E
fistula pleural traumática de alto débito.
Uma paciente vem ao posto solicitar receita azul pois toma este medicamento há alguns meses para ansiedade e insônia.São substâncias que devem ser prescritas em receita azul:
A galactosemia é um erro inato do metabolismo da galactose e suas principais manifestações clínicas são baixo ganho ponderal, icterícia colestática, hepatomegalia, retardo mental, catarata e aumento da suscetibilidade a infecções, principalmente por E. coli. Neste erro inato do metabolismo, a conduta dietética considerada a mais adequada é:
Um paciente idoso, 80 anos, submetido a prostatectomia radical, no terceiro dia de pós-operatório apresenta quadro de anorexia, náuseas, letargia e confusão mental. Considerando o caso descrito, o diagnóstico MAIS provável é de:
Um menino de 11 dias de vida, nascido de parto cesáreo a termo, foi levado à emergência devido à diarreia, pobre sucção, edema e vermelhidão palpebral bilateral. A secreção ocular surgiu dois dias após o parto e foi tratada com tobramicina colírio. Com cinco dias de vida, foi levado ao seu pediatra, devido à persistência da secreção ocular, temperatura de 39°C, diarreia e pobre sucção. O hemograma nesta ocasião mostrou valores normais e proteína C reativa elevada de 1,7 mg% (valor normal 1,2 mg%). Ele recebeu hidratação oral, colírio de tobramicina e gemidos e choro fraco, fontanela normotensa e não abaulada, edema e pequena lesão violácea bilateral na região Periorbitária associada a uma secreção amarelada sem cheiro, abdome flácido e ausência de hepatoesplenomegalia. A pele mostrava perda do turgor e elasticidade, sem evidências de petéquias ou rash; a criança foi submetida a uma completa avaliação para sepsis e foi iniciado o tratamento com ampicilina e ceftaxime. Um swab ocular e a hemocultura revelaram o agente etiológico. Um exame oftalmológico mostrou córnea e retinas intactas bilateralmente. Qual é o diagnóstico mais provável?
Compartilhar