Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica clínica comum da Síndrome de Guillain-Barré.

A
Fraqueza motora rapidamente progressiva.
B
Disfunção autonômica.
C
Sinal de Babinski unilateral ou bilateral.
D
Fraqueza facial bilateral.
E
Diminuição de sensibilidade nos membros.
Uma criança de sexo feminino, com quatro anos de idade, é atendida no Pronto Atendimento com queixa de poliúria, polidipsia e emagrecimento nos últimos dois meses. Apesar de ter havido um atendimento anterior por esta queixa, não houve uma definição diagnóstica. A mãe decidiu retornar ao serviço porque nos últimos dois dias, a criança começou a apresentar sonolência, acompanhada de febre (dois picos de 38,6 °C), vômitos, fadiga, sinais de desidratação e taquipneia. Imediatamente, você decidiu encaminhar a paciente para um Serviço de Emergência, devido à hipótese diagnóstica de cetoacidose diabética. A decisão de encaminhamento imediato foi determinada
Rafael e Josiane são casados e vivem com os filhos Gustavo e Livia na Barra do Ceará. A família é acompanhada pela equipe de saúde da família. Ao realizar estudo de família, Dra Tânia observou que o casal apresentava dificuldade de comunicação e clima hostil, com certa dificuldade em tratar os sentimentos. A família vem passando por dificuldades financeiras importantes. Rafael trabalha como autônomo e a violência urbana o tem impedido de sair para trabalhar nos últimos dias. Apesar da dificuldade de comunicação, a divisão de poder entre o casal é equânime. Josiane cuida da casa e das crianças e Rafael busca o sustento. Apesar das dificuldades, o casal propôs fabricar e vender desinfetantes para melhorar a renda. Josiane e Rafael demonstraram o entendimento de que cada um é uma pessoa separada, que pensa e tem sofrimentos, mas, apresentaram dificuldade em demonstrar esses sentimentos um para o outro. São parâmetros da dinâmica familiar, exceto:
Cláudio se formou em Medicina e foi trabalhar no interior do Ceará em uma equipe de saúde da família. O coordenador da unidade orientou Cláudio a atender 16 pacientes por turno. Francisco, 25 anos, pedreiro, procura atendimento com queixa de dor lombar há 2 dias. Sr. Francisco informava bem, estava tranquilo e em bom estado geral. O exame físico nada revelou de anormal. Dr. Cláudio solicitou um “perfil bioquímico” e tomografia computadorizada de coluna lombo-sacra. A solicitação de tais exames pode gerar, exceto:
Tainará, 12 anos, sofreu lesão na articulação do cotovelo, após cair de um lugar cuja altura era equivalente a sua. A menina queixava-se de dor na articulação. Ao examiná-la, Dr. Emílio detectou sinovite traumática leve e limitação da mobilidade sem impotência funcional. Qual a conduta mais adequada?
Compartilhar