Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

São manifestações comuns em glomerulonefrite proliferativa difusa, EXCETO:

A
edema do tipo sistêmico.
B
hipertensão arterial sistêmica.
C
hematúria tipo glomerular.
D
proteinúria maciça.
E
diminuição do volume urinário.
No paciente pediátrico portador de anomalia de rotação intestinal, o diagnóstico pode ser feito:
Em relação à obstrução arterial, considere as seguintes afirmativas: 1. Na embolia arterial aguda, a maior fonte de êmbolos é o coração. 2. Na embolia arterial aguda, geralmente o paciente relata claudicação intermitente prévia. 3. Oclusões trombóticas isoladas da artéria femoral geralmente não levam a quadros importantes de claudicação. 4. Em relação à claudicação intermitente, a distância da claudicação não se altera quando se mantém o mesmo ritmo da marcha tanto no aclive quanto no declive. 5. A anamnese e o exame clínico concluem com razoável precisão se o paciente sofreu embolia ou trombose aguda. Assinale a alternativa correta.
Com relação aos critérios anatômicos e clínicos, existe indicação para a cirurgia de revascularização miocárdica nos pacientes:
No plantão da emergência, trazida pela equipe do Corpo de Bombeiros, chega uma criança de um ano e meio com fratura do fêmur. Na história você identifica que ela caiu da janela do quarto andar do prédio onde mora, tendo a queda amortecida pela fralda descartável que ficou presa em grampos do muro. Dada a ausência de familiares no domicílio, considerando os tipos de maus-tratos, você supõe se tratar de um caso de:
Compartilhar