Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

São medidas efetivas para prevenir broncoaspiração em pacientes recebendo nutrição enteral, EXCETO:

A
posicionar a sonda distalmente ao ligamento de Treitz.
B
manter a cabeceira elevada entre 30 e 45º.
C
usar agente pró-cinético.
D
utilizar dieta oligomérica.
E
minimizar uso de sedativos e narcóticos.
Recém-nascido de 41 semanas nasceu por meio de parto fórceps, após período expulsivo prolongado, e apresentando líquido meconial fluido. Ele está hipotônico, com choro débil e bradicárdico. Após posicioná-lo sob fonte de calor radiante, a conduta imediata é:
Mulher de 73 anos, em tratamento para neuralgia pós-herpética, demência do tipo Alzheimer, hipertensão arterial e diabetes, é internada por sonolência e confusão mental aguda, secundária a hiponatremia. O medicamento que provavelmente causou a hiponatremia foi:
Uma mulher de 48 anos apresenta quadro de tremor de repouso em membros superiores (esquerda maior que direita) há três anos, associado à rigidez e bradicinesia. Os familiares observaram que seu rosto perdeu a expressão e ela tem mais dificuldade para caminhar, passos curtos e certa instabilidade postural. A paciente tem histórico de depressão no passado, e os sintomas atuais se agravaram no último ano, após ela separar-se do marido. A abordagem terapêutica mais adequada para essa paciente é:
Jana tem 25 anos e tem diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico. Apresenta-se à consulta pré-natal com gestação de 08 semanas, datada através de ultrassonografia realizada há 3 dias. Deseja saber quais as possíveis complicações que poderia apresentar na gestação. Então você explica que há risco de complicações maternas e fetais, exemplificadas, respectivamente, em:
Compartilhar