Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Um paciente de 49 anos de idade que relata poliúria, polidipsia e perda de peso inexplicável nos últimos meses, procura avaliação médica para alívio dos sintomas. Na história clínica, refere ser filho de pais diabéticos e ter padrão alimentar inadequado (horários irregulares e ingestão de alimentos hipercalóricos). Ao exame físico evidenciado: peso 128 Kg e altura 170 cm. Presença de acantose nigrans cervical. Circunferência abdominal 130 cm. PA: 140 x 100 mmHg. Exames complementares: glicose plasmática de jejum 150 mg/dl e glicose plasmática pós-prandial (2h) 200 mg/dl. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

A
O tratamento inicial deve constar de orientações para perda de peso e início de metformina.
B
O tratamento da hiperglicemia pós-prandial, neste caso, não influencia na prevenção das complicações macro e microvasculares do diabetes.
C
A metformina pode gerar acidose lática e efeitos cardíacos adversos como aumento do risco de infarto do miocárdio.
D
Estudos mostram que a redução da pressão arterial nesses pacientes, não reduz as complicações cardiovasculares.
E
O objetivo primário para LDL-c nesse paciente deve ser < 130mg/dl, conforme as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes.
A artéria gastroepiploica direita é ramo da:
Retossigmoidoscopia rígida no estadiamento do tumor do reto tem como objetivo:
A alteração cromossômica que resulta na Síndrome de Down é:
Criança com dois anos de idade, atendida no pronto-socorro com quadro de dor e perda de força no membro superior direito há 1 hora. Mãe refere que a criança ia cair e ela a segurou pelo antebraço. Ao exame, o antebraço se encontra em extensão e pronado. A conduta recomendada é redução:
Compartilhar