Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

São métodos cirúrgicos utilizados para controle de sangramento agudo de varizes esofágicas, EXCETO:

A
derivação portossistêmica.
B
transecção esofágica e reanastomose.
C
desvascularização esofagogástrica.
D
shunt intra-hepático transjugular.
E
ligadura das varizes por sutura.
Paciente do sexo feminino, 34 anos de idade, com história de artralgia e artrite não erosiva em articulações interfalangeanas e punho, presença de rash malar associado à fotossensibilidade e úlceras orais. Tem anticorpo antinuclear (FAN) fortemente positivo. Não apresenta comprometimento de outros órgãos no momento. Diante deste quadro, as medicações mais indicadas para esta paciente são, EXCETO:
Dentre as citadas, as causas mais comuns de dor abdominal aguda em escolares/adolescentes, pré-escolares e lactentes são representadas respectivamente por:
A doença hemorroidária é uma das afecções anorretais mais comuns no mundo, com tratamento cirúrgico necessário em cerca de 20% dos pacientes sintomáticos. Quanto à doença hemorroidária e seu tratamento, assinale a alternativa ERRADA:
Recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta cianose intensa desde o nascimento. Com quatro horas de vida, a oximetria mostra SaO2 de 30% em FiO2 de 100% (no capacete de oxigênio). Exame físico: cianose generalizada; B2 única. Radiografia de tórax: hipofluxo pulmonar. Eletrocardiograma: hipertrofia ventricular esquerda com eixo desviado para a esquerda. A conduta indicada é:
Compartilhar