Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

São métodos cirúrgicos utilizados para controle de sangramento agudo de varizes esofágicas, EXCETO:

A
derivação portossistêmica.
B
transecção esofágica e reanastomose.
C
desvascularização esofagogástrica.
D
shunt intra-hepático transjugular.
E
ligadura das varizes por sutura.
Em relação à linfa e ao linfoedema, assinale a afirmativa INCORRETA.
<p>Em seu consultório, um endocrinologista recebe um adolescente para avaliação devido ao apetite insaciável e importante obesidade. Na avaliação clínica, observou-se atraso puberal, retardo mental e transtorno comportamental. Que síndrome genética muito provavelmente é a causa deste fenótipo?</p>
Os tumores neuroblásticos, incluindo o neuroblastoma, o ganglioneuroblastoma e o ganglioneuroma são tumores originados das células da placa neural primitiva, que produzirá as células da medula adrenal e dos gânglios simpáticos por todo corpo. Sobre o Neuroblastoma, aponte a alternativa INCORRETA.
Considere as afirmativas a seguir. I. Os sintomas mais precoces dos tumores infratentoriais são relacionados ao aumento da pressão intracraniana. Vômitos, cefaleia, letargia e papiledema estão presentes na maioria dos casos. II. Na síndrome de West o padrão eletroencefalográfico característico é determinado pelas pontas ondas rítmicas lentas a 2 ciclos por segundos, não precipitados pela hiperventilação. III. A convulsão febril é caracterizada por crises generalizadas, em lactentes menores de 6 meses logo após o pico febril. IV. Em casos de crianças de 3 anos que apresentem gagueira, deve-se orientar os pais para que respeitem o ritmo da criança e tranquilizá-los, pois trata-se de uma queixa transitória. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar